SUINOCULTURA

S.O.S. Suínos

Informativo Técnico 17

AOS CONSUMIDORES DE CARNE SUÍNA

Como é sabido a alimentação do brasileiro é deficiente, e as causas são múltiplas, chamando atenção o baixo consumo de carnes, principalmente, de carne suína.

A carne de suíno consumida hoje, difere muito da consumida há alguns anos atrás.

Atualmente a carne de suíno é magra (tipo carne) , ou seja oriunda de animais desenvolvidos dentro das técnicas racionais de criação resultado de um árduo trabalho de geneticistas, nutricionistas, que mudaram nos últimos 25 anos, todos os conceitos de alimentação balanceada; e ainda pesquisadores envolvidos na área de instalações e equipamentos para suinocultura, onde nos últimos anos foi mudado toda uma estrutura de criação de porcos e passamos a criar suínos , deixamos de lado as criações em chiqueiros, pocilgas e passamos a criações intensivas totalmente confinadas, com uma dinâmica de criações modernas em granjas bem estruturadas com o maior controle sanitário com animais geneticamente cada vez melhores que se tornaram uma verdadeira máquina de produzir carne.

Considerando atualmente que uma fêmea de suínos chega a produzir por ano 24 cevados de 100 Kg, com uma conversão alimentar de 2,86, ou seja gastamos 286 Kg de ração para produzir um cevado de 100 Kg, incluindo a ração consumida pelas matrizes e reprodutores da granja.

Animais tipo carne com uma carcaça que permite quase 70% de cortes magros, e que vão para o abate ainda bem precoces com 100 Kg de peso com uma idade média de 142 dias.

A carne; e produtos industrializados originários destes suínos, criados dentro de padrões de racionalidade e sanidade, apresentam elevado teor nutritivo, ultrapassando facilmente aos níveis protéicos e calóricos oferecidos pela carne bovina.

O que existe na realidade, são preconceitos e rejeições ao consumo de "carne de porco" e que tiveram sua origem na própria qualidade e sanidade do produto oferecido há tempos atras, ao consumidor, pela falta de controle sanitário e apresentação dos produtos.

Em nível de produção, nota-se hoje uma grande preocupação dos suinocultores em enviarem para o frigorifico/abatedouro animais cada vez melhores, com uma melhor carcaça e o melhor aspecto sanitário.

Ao nível da industria existiam praticas abusivas e inidôneas de processamento de produto, que felizmente estão sendo sanadas pela exigência cada vez maior do consumidor, conscientização da industria e atuação do Depto de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, que vem lutando para dar a devida dimensão ao consumo de produtos inspecionados no Brasil.

Também a nível de varejo é relevante a preocupação dos açougueiros, casas de carnes e supermercados, com relação a apresentação dos produtos, conservação e armazenamento através de adequadas instalações, gôndolas e balcões frigorificados.

Nada há que possa ser dito contra o habito de consumo da boa carne de suínos; nos países da Europa e nos EUA: consumo de mais de 40 Kg per capita, e aqui no Brasil infelizmente o consumo per capita é da ordem de 09 Kg, o que para nós brasileiros é uma vergonha.

O que faz estarmos com o consumo de carne de suínos e níveis tão baixos? Se hoje temos carne de qualidade para competir no mercado internacional.

  1. Preconceito ao consumo de "carne de porco" que ainda hoje sofre serias restrições.
  2. Mas o problema atualmente mais serio é poder aquisitivo; o povo brasileiro não come bem, ou melhor (pelo menos dentro do mínimo recomendado, como aceitável pela organização mundial de saúde). É por falta de dinheiro mesmo, padecemos de um mal muito serio (mal do bolso).

Estão cada vez mais modernos os métodos de produção, elaboração, processamento e comercialização das carnes de suínos, suas propriedades são excelentes, quer no elevado teor protéico-calórico, quer nos reais benefícios que podem trazer a saúde como qualquer outra alimentação saudável.

O consumo de carne de suíno no Brasil deve ser estimulado através do conscientização, educação e divulgação.

A carne suína, é sem duvida uma excelente fonte de calorias e proteínas para o ser humano.

"Suíno tipo carne", A nova carne branca

sossuinos@uol.com.br


<--Voltar