Suinocultura

S.O.S. Suínos

Informativo técnico 74.

O Real valor da carne suína

* Romão da Cunha Nunes DM Rural 15/12/95

A suinocultura brasileira tem grandes significados econômico e social, pois se encontra disseminada em quase 50% das propriedades rurais e emprega mais de 5 milhões de trabalhadores. A carne suína é a mais produzida no mundo. Em 1990 atingiu 62 milhões de toneladas, ficando 39% acima da carne bovina e 57% superior à carne avícola. A preferencia por este tipo de carne se deve ao fato de ser bastante saborosa, pois incorpora intensamente os temperos.

Em recente levantamento para melhor conhecer a preferencia da população de Goiânia, sobre o consumo de carnes, ficou evidente que o consumidor associa a carne mais gorda a um maior nível de colesterol.

As pesquisas conduzidas, para melhor conhecer o real valor da carne suína, têm confirmado que a mesma apresenta um dos menores teores de colesterol, em torno de 50 mg /100 g de carne crua, fato este desconhecido por grande parte dos consumidores.

É bom salientar que o suíno tipo banha apresenta uma espessura de toucinho superior a 5 cm, por outro lado, no tipo carne tal espessura não atinge 2,5 cm, aos 5 meses de vida. Na ultima década, o melhoramento genético reduziu a espessura de 2,18 cm para 1,68 cm, alem do mais , a gordura neste animal fica pouco entremeada às fibras musculares, como ocorre em outras espécies.

Quanto aos aspectos sanitários hoje a moderna suinocultura cria os animais em total confinamento, seguindo rígidas técnicas de manejo, o que permite oferecer produtos com elevado padrão sanitário. Finalmente, deve-se frisar que a carne suína é mais consumida, em nível mundial, porque apresenta um dos mais elevados níveis protéicos - 33%, ao passo que a carne avícola atinge apenas 24%. Um quilo de lombo fornece mais de 330g de proteínas, ao passo que um quilo de costelinha ou de frango atinge pouco mais de 150g.

* Romão da Cunha Nunes é medico veterinário, professor assistente da Escola de Veterinária da UFG e analista de desenvolvimento cientifico e tecnológico do CNPq.


<--Voltar