Comedouro Automático para Suínos

 

Os comedouros convencionais encontrados no comércio até que funcionam bem, mas exigem um investimento inicial nem sempre ao alcance do criador. Foi pensando nisso que foi desenvolvido um novo modelo.

 

As principais vantagens deste modelo:

É barato, reduz a perda de ração para menos de 1%, é mais durável que os que os comedouros convencionais, facilita o manejo e pode até ser construído pelo próprio suinocultor.

 

O comedouro é feito de um tonel de óleo (vazado nas duas extremidades), um cone metálico, uma armação de ferro e um pneu velho.

 

O custo se limita, basicamente, ás ferragens: armação de metal, que pode ser feita por qualquer serralheiro, mais os parafusos e porcas.

 

O tonel usado e o pneu velho são muito baratos e ás vezes se conseguem até de graça!

O comedouro de tonel e pneu simplifica bastante o manejo: basta despejar a ração dentro do tonel, pela parte de cima. A ração é liberada para o pneu aos poucos, á medida que os porcos vão se alimentando. Isso reduz o número de vezes que o produtor tem de carregar os comedouros.

 

Como o tonel é regulável, a ração pode sair mais lentamente ou mais depressa, de acordo com a necessidade. Quando se levanta o tambor, aumenta a distância entre sua

extremidade inferior e o cone metálico (chegando, no máximo, a 15 cm), o que provoca maior rapidez no fluxo de ração.

 

Se o tonel é regulado mais baixo, a liberação da ração se processa mais lentamente.

O comedouro de tonel e pneu já é fabricado por empresas particulares.

O comedouro convencional custa 50% mais caro que o fabricado por empresas imagine você fazendo o seu?

 

Outra diferença: o comedouro convencional comporta quatro animais de cada vez; o de tonel serve para oito animais se alimentarem de uma só vez.

 

Material necessário

1 tonel de óleo de 200 litros

1 cone metálico. Recomenda-se o uso de chapa de zinco.

1 pneu velho de caminhão, aro 22 x 1.100

1 armação de ferro

Parafusos e porcas

Borboletas para fixação do tambor nas hastes de sustentação (veja o desenho)

 

Como construir:

Algumas peças do comedouro precisam ser feitas em oficina de serralheiro.

 

É o caso do cone metálico e da armação de ferro. Mostre o esquema ao serralheiro: com um pneu do tamanho indicado (aro 22 x 1.100), as medidas dessas peças devem obedecer às referências do desenho.

 

 

As duas cintas (a / b), assim como a chapa de fixação do pneu (c), devem utilizar ferro mais resistente, de meia polegada. Os oito raios (d) e as quatro hastes de sustentação do tonel (e) são de ferro de um quarto de polegada. É preciso fazer seis furos em distâncias uniformes na base do cone metálico, para colocar os parafusos.

 

 

E mais quatro, um em cada ponta das hastes de sustentação do tonel (e) da armação de ferro, que servem também para colocação das borboletas de ajuste.

 

Prontas as peças da oficina, começa o trabalho de construção do comedouro, que, no fundo, não passa de uma montagem simples.

 

O pneu deve ser cortado a uma altura de 20cm (veja o desenho).

 

Em seguida, coloque os parafusos no cone metálico, fixando-o na parte interna do pneu com as porcas.

 

A armação de ferro é também parafusada, só que na parte externa do pneu, através das quatro chapas de fixação (como no desenho).

 

Só falta agora fazer as quatro fendas na parte superior do tonel, onde serão colocados os parafusos e as borboletas para possibilitar o ajuste do tonel.

 

Devem ser fendas de 15cm de comprimento, no sentido vertical, que permitam a regulagem do tonel.

 

Para localizar o ponto ideal delas, proceda da seguinte forma:

 

Encaixe o tonel na armação até encostar-se ao pneu. Assim, solto, o tonel não deixaria nenhuma abertura – na extremidade inferior – para passagem de ração. Pegue uma faca ou chave de fenda e faça quaro marcas no tonel – uma em cada furo da haste de sustentação (e).

 

Retire o tonel e faça uma linha vertical de 15cm, da marca para baixo.

Serão, portanto, quatro linhas – que indicam os locais onde o tonel deve ser cortado.

As fendas vão ser as guias de regulagem do fluxo de ração – quanto mais alto estiver o tonel, maior a rapidez de liberação de ração para os animais.

 

Esse sistema serve para animais na fase de engorda ou terminação. Mas pode ser adaptado para leitõezinhos menores.

 

Basta escolher um pneu de aro menor e, em vez de tonel, duas latas de óleo soldadas uma á outra. O sistema é exatamente o mesmo, mudando é claro apenas as medidas do cone metálico e da armação de ferro.

 

Veja mais alguns desenhos para que você tenha mais noção do projeto


<--Voltar