16/02/2005 - Nicolau Loureiro - Pedra - PE

Qual a raça de suínos que se adapta melhor na região do semi-árido pernambucano? E qual o tamanho da granja ideal?  Qual a ração adequada?

Amigo Nicolau, os suínos são animais perfeitamente adaptáveis às condições de clima, é evidente que para as regiões quentes deveremos adotar construções arejadas,  com áreas bem sombreadas, bem protegidas do sol, e ter muita disponibilidade de água, é fundamental o desenvolvimento de um projeto que propicie aos animais, o melhor conforto térmico. Com relação ao tamanho da granja, é evidente que a mesma deve ser do tamanho do nosso “ BOLSO “ para faze-la funcionar bem, e poder oferecer aos animais a melhor alimentação e manejo adequado. A respeito da utilização de mandioca,  soro de leite, e capim elefante, veja nas CONSULTAS ON – LINE,   e   nos trabalhos técnicos :  INFORMATIVOS TÉCNICOS, onde abordamos  a utilização destes ingredientes.

A respeito da ração adequada, o mais econômico, e que proporcionará o melhor ganho de peso e eficiência da sua criação, seria você produzir sua própria ração, veja no exemplo abaixo um conjunto de formulas de rações, usando o programa nutricional MAXI NUTRIÇÃO.

Ingredientes

Rações

Pré Inicial

Inicial

Recria

Terminação

Milho Moído

47

60

71

75,5

Farelo de Soja

24

32

26

22

Açúcar

5

4

 

 

 

 

 

 

 

MS.Pré 240

24

 

 

 

N. Único Suínos

 

4

3

2,5

 

 

 

 

 

TOTAL (KG)

100

100

100

100

Ingredientes

Rações

Gestação

Lactação

Milho Moído

84

67

Farelo de Soja

12

26

Açúcar

 

3

 

 

 

N. Único Suínos

4

4

 

 

 

TOTAL (KG)

100

100

 

Uso das fórmulas  MAXI

 Pré Inicial :  do 7­º dia de idade dos leitões até 42 dias

 Inicial      :  de 43 dias até 70 dias de idade dos leitões

 Recria       :  de 71 dias de idade até 112 dias de idade

 Terminação : de 113 dias até o abate (venda).

 Gestação   :   para as fêmeas gestantes, até 20 dias antes do parto.

Lactação   :  para as fêmeas de 20 dias antes do parto até após a desmama, quando iniciar uma nova cobertura. Após a cobertura, voltar à ração gestação.

 Obs:          :  Os reprodutores deverão comer ração Gestação, e deverão ser mantidos magros

 As fêmeas (marrãs) leitoas  de reposição do plantel, antes da fase de cobertura, deverão comer ração RECRIA, até 30 dias antes  da primeira cobertura, quando deverão iniciar comendo ração gestação.

 


<--Voltar