17/05/2002 - Waldemar Pereira.

P.Gostaria de saber sobre a alimentação.

A respeito da sua consulta sobre a atividade de suinocultura e especialmente sobre a alimentação de suínos: Informamos que usamos ( resíduo de bolacha ) que são sobras de fábrica de bolacha de produtos que não passam no controle de qualidade ( ex: Bolachas que se quebram no momento da embalagem ), e usamos na FORMULA de ração substituindo parte do milho na formula ( que deverá ser calculada, para sabermos quanto poderemos usar de bolacha para não desbalancear a formula.

Os alimentos básicos das formulas de ração para suínos são:

Milho  em grão Triturado bem fino, Farelo de Soja, Farelo de Trigo, Açúcar, Óleo de Soja e Núcleo ( que são as vitaminas e minerais ).

Para que tenha uma idéia, na nossa granja usamos as seguintes Rações:

Pré Inicial : que oferecemos aos leitõezinhos à partir do terceiro dia de idade até completarem 36 dias

Inicial I: que usamos de 37 dias de idade até 52 dias de idade.

Inicial II que usamos de 53 dias até 70 dias de idade.

Recria : que usamos de 71 dias até 114 dias de idade

Terminação : que usamos de 115 dias até 145 dias de idade quando os animais estarão com mais de 100 Kg de peso e serão enviados para o frigorífico.

E ainda:

As rações Gestação, para as matrizes gestantes.

Ração Reprodutor para os machos.

Ração Lactação: para as matrizes que estiverem paridas ( amamentando seus filhotes " leitões") que são desmamados com 21 dias pesando por volta de 6,5 a 7 kg

Como pode observar usamos  8 formulas diferentes, cada formula tem um nível de proteína, Energia, aminoácidos, bem como Cálcio e Fósforo, que é usada de acordo com a fase de idade e ou fase reprodutiva de cada animal.

Como falamos inicialmente os ingredientes ( macros ) nobres que usamos são Milho, Farelo de soja e Trigo, outros ingredientes como Resíduos de Macarrão, Bolacha, Farelo de Arroz, Quirera de Arroz, Sorgo, Milheto, entre outros são ingredientes alternativos que são usados quando o milho está muito caro, e estes ingredientes substituem ( parte ) do milho entre 20 a 60% do milho na formula, dependendo da fase e da ração.

Veja Informativos Técnicos:

13   Manejo Nutricional

190    Consumo ração / custo de produção.


<--Voltar