06/01/2005 - Marquiel Francisco de Melo: Guarujá SP.

Disponho de Capim Brachiaria, de Mandioca, Cana e Banana, como poderia usar para suínos?

Amigo Marquiel, a respeito da sua consulta sobre a utilização de alimentos “alternativos”, para alimentação de  SUÍNOS.

Observe que estamos falando de suínos ( tipo carne ), e não de porcos caipira e ou tipo banha.

Primeiro para atingirmos um peso médio de 100 kg aos 150 dias de idade deveremos ter pelo menos uma genética razoável, pois se forem animais mistos, tipo banha, caipira, não conseguiremos nunca esta marca.

Segundo para atingirmos esta meta precisaremos de uma formulação de rações balanceadas adequadamente, veja sugestões de formulas abaixo.

Formulas de Rações.

Ingredientes/Kg Recria Terminação.
Milho Moído 70 76
Farelo de Soja 26 21
Maxiceva (*). 4 3
Total. 100 100

(*) Maxiceva, é um suplemento de Vitaminas e Minerais e aminoácidos essenciais para os suínos.

Como pode ver acima apresentamos duas sugestões de formulas de rações para serem produzidas na sua propriedade, é só comprar os ingredientes e misturar que está pronto uma ração de ótima qualidade, com resultados melhores  e mais econômicas, que as rações comerciais, compradas prontas.

As duas formulas das rações acima deverão ser administradas aos animais na fase de engorda  da seguinte forma:

Recria:

De 60 dias de idade dos animais, até 113 dias de idade, e estimamos um consumo  médio de 90 Kg de ração recria por animal, no período de 53 dias.

Terminação:

Oferecer aos animais de 114 dias até o abate ( venda ) por volta de 150 dias de idade, com um peso médio de 95 a 100 Kg, e esperamos um consumo médio de 110 Kg desta ração neste período.

Uso de Alimentos Alternativos, como Capim Brachiaria, Banana, Cana, Mandioca.

Se formos usar alimentos alternativos, conforme indicado na sua consulta, não deveremos exceder uma oferta acima de 1% de ingredientes alternativos, sobre o peso vivo dos animais.

Exemplo: se os animais estiverem com um peso médio de 70 Kg, devemos oferecer por volta de 0,700 gramas diárias de alimentos alternativos, o restante da alimentação deverá ser obrigatoriamente as rações acima de acordo com a fase de idade e peso.

As rações acima deverão estar sempre a disposição para livre consumo, pois senão não teremos um ganho de peso satisfatório.

Obs: as formulas das rações sugeridas são produzidas na própria propriedade, comprando os ingredientes necessários no mercado e misturando as matérias-primas e fazendo a própria ração.

(*) O produto Maxiceva, fornecido pela MAXI NUTRIÇÃO ANIMAL.  Goiânia – GO  ( 62 )  3268-30.16   9605-05.07

e-mail :  maxinutricao.go@uol.com.br

 


<--Voltar