15/01/2005 - Chistiano Maldonado: Eusébio CE.

Tenho uma pequena criação de porcos e uso capim, isto é correto:

Amigo Maldonado, estamos falando de Suínos, que é uma animal monogástrico , que não tem um estomago preparado para digerir e aproveitar bem as proteínas do capim, principalmente, capins de péssima qualidade, muito  maduros e com alto teor de fibra. Apesar dos suínos gostarem de comer algum alimento verde ( capim ). O suíno não tem a mesma capacidade dos bovinos que são ruminantes e aproveitam  bem os nutrientes do capim.

A alimentação específica de suínos é exclusivamente ( RAÇÕES )   o qual apresentamos sugestões de formulas abaixo.

Formulas de Rações.

Ingredientes/Kg Recria Terminação.
Milho Moído 70 75
Farelo de Soja 26 22
Maxiceva (*). 4 3
Total. 100 100

  A recomendação seria deixar esta ração a disposição sempre a vontade, e uma vez por dia oferecer uma dieta de capim ( não precisa triturar ), por volta de 1% do peso vivo dos animais.

Ex. um suíno de 50 Kg deveria receber por volta de 0,5 ( meio Kg ), de capim diariamente, não mais que 1% do peso vivo diariamente pois estaria afetando o ganho de peso.

Uso das rações acima.

As formulas de rações acima, são para serem produzidas na propriedade, comprando os ingredientes e misturando nas quantidades acima, terá pronto uma ração de boa qualidade, mais barato que as rações comerciais, e proporcionando um melhor ganho de peso.

Ração Recria:

De 20 kg de peso vivo dos suínos, com uma idade média de 50 a 60 dias, até  60 kg quando atingir uma idade média de 114 dias, quando passaremos para ração Terminação, que será usada ate a venda ou abate dos animais.

O consumo médio de um animal na recria e terminação é por volta de 200 kg de ração.

(*) O núcleo MAXICEVA, é um suplemento de vitaminas e minerais, bem como aminoácidos essências para os suínos, que garante o melhor ganho de peso, em menor tempo possível

Este produto é fabricado pela MAXI NUTRIÇÃO ANIMAL.

Rua AB-4 nº 611 Residencial Alice Barbosa

Goiânia-GO

e-mail :  maxinutricao.go@uol.com.br


<--Voltar