27/09/2001 - J.E. Macedo., Indaiatuba - SP

P.Solicito informações sobre uso piquetes e Cerca elétrica para suinos.

R: Temos desenvolvido alguns projetos de sistema extensivo, alguma coisa híbrida entre sistema SISCAL e sistema confinado, com algumas adaptações, primeiro em função do material genético que estamos usando nestes projetos, que são matrizes e reprodutores, que até então estavam sendo usadas no sistema confinado. E segundo em função do problema de insolação ( estamos falando de projetos extensivos ) em regiões do Brasil Central, com alta luminosidade e muito calor pois temos dias de temperatura com mais de 40 graus à sombra.

Primeiro dispomos de muita sombra nos piquetes, com a utilização de árvores e cabanas ( coberturas de palha com pelo menos 2,5 metros de altura e pelo menos 4 metros quadrados de área coberta para cada fêmea, e estamos usando piquetes com 360 metros quadrados para cada grupo de 6 matrizes.

Usamos Cerca Elétrica para a divisória destes piquetes.

Com algumas vantagens:

1) Menor custo de alojamento das matrizes.
2) Fácil de instalar e de manutenção barata.
3) Facilidade de remoção das cercas, podendo usar piquetes no sistema rotacionado.
4) Utilização em terrenos acidentados.

Usamos Aparelhos de Cerca elétrica ligado a rede elétrica, e as cercas são feitas com postes de 1, metro de altura, e fincados ao solo por volta de 0,40 centímetros e os postes estão colocados a 10 metros um do outro nos terrenos planos e mais perto nos terrenos acidentados, para evitar contado do fio eletrificado com capim, moitas de arbustos e com o solo.

Em cada mourão colocamos um isolador ( plástico ) tipo roldana, onde o arame é fixado, nos cantos da cerca usamos um isolador tipo castanha ( vidro ).

Cerca Elétrica para suínos.

Fêmeas em Gestação: Usamos dois fios de arame liso galvanizado, nas seguintes alturas 0,38 e 0,78 centímetros do solo até os fios respectivos e ambos eletrificados.

Animais na recria e engorda: Usamos dois fios à 0,15 e 0,35 centímetros de altura.

Veja abaixo as fotos com detalhes do uso de Cerca Elétrica para suinos.

Cerca Cerca
Cerca
Cerca Cerca

Caso queira outras informações entre em contato com o depto. Técnico S.O.S. SUÍNOS


<--Voltar