06/02/2005 - Dorival : Sertãozinho  - SP.

É possível fazer cesariana em porcas?

Amigo Dorival, a respeito da sua consulta sobre a possibilidade de efetuar uma cesárea, em uma matriz de suínos, sim é perfeitamente possível, apesar de ser um intervenção relativamente difícil, que deverá ser executada por um veterinário, com experiência em intervenções cirúrgicas. Considerar que uma cesárea em uma suinocultura, normalmente executada dentro de uma baia de terminação, é de alto risco para a matriz pelo próprio ambiente, onde a condição de higiene para uma intervenção deste tipo nem sempre é adequada, para um intervenção cirúrgica deste porte.

Em 100% dos casos conseguimos salvar todos os leitões e em 10% dos casos a matriz acaba morrendo e em pelo menos 50% destas que sobrevivem acabam tendo problemas reprodutivos, e não mais ficam prenhas.

Se estamos tendo problemas de partos enroscados, que necessitam de intervenção, como toques, uso de fórceps, e ou até cesárias, devemos avaliar:

São em marrãs, primíparas ?,  Estão com leitões muito grande ? Baixo número de nascidos. Não existe dilatação completa ? Estão cagando encabritadas, nos dias que antecedem o parto ? Não tem contração ?

Amigo Dorival, normalmente em 99% dos casos; os problemas decorrentes de partos complicados são provocados pelo próprio dono da granja e ou pelo funcionário. 

São problemas decorrentes de erros de manejo no período pré – parto:

Excesso de ração antes do parto, falta de água, temperatura muito quente, excesso de ruído e movimentação e pessoas estranhas na maternidade, ração mal balanceada, baixos níveis de fibra, relação cálcio fósforo errada.


<--Voltar