04/05/2003 -FRT - Conselheiro Pena - MG.

Vi em uma granja na minha região o produtor usando Cloreto de Amônia, pra que serve?

A finalidade do uso do Cloreto de Amônia nas rações das matrizes e reprodutores de suínos, é acidificar as rações e diminuir a proliferação de bactérias que provocam as infecções urinárias e descargas vulvares nas matrizes. A utilização do cloreto de amônia deve ser acompanhado por um veterinário que conheça o quadro clínico da granja e sempre este tratamento deve ser precedido de uma antibioticoterapia específica que será recomendada pelo seu assistente técnico, para determinar a dosagem, período de tratamento, antibiótico a ser usado, etc...

Normalmente nas granjas usamos:

2  Kg de Cloreto de Amônia na ração Lactação 

2,5 Kg de Cloreto de Amônia na ração Gestação

Durante 15 dias consecutivos, a após este tratamento entramos com um antibiótico.

O sucesso do uso do cloreto está diretamente associado a medidas de Higiene e Limpeza e desinfecção em toda a granja, aumentar ao máximo o consumo de água pelas matrizes, ajustar as formulas de ração Gestação, para inclusão de 30% de farelo de trigo e a ração, Lactação para 9% de farelo de trigo, evitar o uso de diversos machos para cobrir a mesma fêmea.

Veja na seção de INFORMATIVOS TÉCNICOS, onde abordamos os assuntos: Infecção Urinária, Descargas Vulvares, Status Sanitários, entre outros informativos que descrevem sobre o problema.

Foto: com material contaminante, purulento, escorrendo, mostrando claramente um quadro de descargas vulvares.



<--Voltar