30/05/2001 - R.B.

P.Gostaria de que me esclarecer uma dúvida? O que é conversão alimentar de rebanho, como se calcula, o valor do informativo 52 está certo 2:90

R:Conforme sua dúvida, esperamos que possamos ajuda-lo:

C.A. ( conversão alimentar ) é a quantidade de ração ( Kg ), consumida em uma granja dividida por todo o ( kg ) dos animais vendidos no mesmo período.

Exemplo em uma suinocultura de 100 matrizes de ciclo completo onde vendemos em média 190 cevado ( suínos pronto para o abate ) com um peso aproximado de 97 Kg, que representa um total de 18.430 Kg de suínos vivos vendidos por mês, e nesta mesma granja gastamos mensalmente por volta de 53.450 Kg de ração para produzirmos estes mesmos animais.

Ex; 53.450 Kg de ração gasta no mês : por 18.430 Kg de suínos vendidos no mesmo mês.

53.450 : 18.430 = 2,9

Isto quer dizer que gastamos por volta de 2,9 Kg de ração para cada Kg de suínos produzido.

A respeito de como calculamos os números do informativo técnico 52; Primeiro para calcularmos o custo de um leitão ao nascer (dia do parto ) calculamos toda a ração que as matrizes e reprodutores consumiram em um determinado período e dividimos por, quantos leitões nasceram neste mesmo período, e acrescentamos as despesas de mão de obra, medicamentos, vacinas, gastos com energia elétrica, todos os outros cálculos são feitos da mesma forma, calculando o consumo de ração, medicamentos, mão de obra, vacinas, etc Divididos pelos Kg de animais que estavam na granja naquele período.

Estes dados são possíveis pois dispomos de informações de custos de produção de pelo menos 80 granjas em todo o Brasil, com dados atualizados diariamente.


<--Voltar