08/02/2005 - R.Bortolini : Tatui  - SP.

  Matriz perdeu os movimentos da traseira.

Tenho uma porca que após o desmame, ele perdeu a traseira, e não consegue se levantar e nem caminhar, além de ter muita febre, que doença é essa?  

Bortolini, apesar de não sabermos qual a alimentação desta matriz, qual foi o período de lactação, bem como o peso e o número de leitões desmamados, acreditamos que pode ser um problema de descalcificação, agravado seguramente por alguma quebradura; ex: colo da  cabeça do fêmur,   que pode estar provocando um infecção generalizada e a febre.

A descalcificação pode ter sido ocasionada por uma deficiente alimentação no período de lactação, que provocou um diminuição da resistência da  estrutura óssea e a fratura.

No inicio quando temos a ocorrência da Epifisiólise, que é a quebradura do colo da cabeça do fêmur, se ajudarmos a fêmea;  se levanta, normalmente apesar da dor.

Podemos ter ainda um comprometimento que chamamos de Osteomalácia, que é um distúrbio percebido no fim da lactação, em virtude de alimentação deficiente,  as vezes o excesso de fósforo, e hipovitaminose D , e ou ainda associado a deficiência de cálcio.

Como podemos observar o problema está relacionado diretamente a uma alimentação deficiente.


<--Voltar