16/08/2008  Thiago -  Goiânia – GO

 

Matriz com dificuldade para se levantar, perdeu o movimento da traseira.

 

A fratura da cabeça do fêmur, causando dificuldade para andar, suportar coberturas ( montas ), normalmente quando é unilateral, apesar do animal não conseguir levantar-se sozinho, quando colocado em pé permanece assim por algum tempo, e tem dificuldades para deitar, e quase sempre só consegue deitar de um lado (oposto da quebradura ).

 

Parece-me que a etiologia ainda não definia, o que observamos nestes anos de atividade na suinocultura, que quase sempre ocorre em animais entre 5 e 9 meses de idade ( animais de reposição ) matrizes e reprodutores, em alguns casos no final da primeira gestação de marrãs, logo após  o desmame, e alguns casos em matrizes mais velhas segundo ou terceiro parto,e quase sempre após a desmama, no momento da nova cobertura. Em alguns animais de engorda, de genética moderna, com alto ganho de peso.

 

Em todos os casos é descarte ( abate ). não existe recuperação.

 

Parece-me que a ocorrência, está  relacionada a deficiência de vitaminas A, E, C, Relação Ca e P e ainda relação inadequada de Proteína Energia nas rações.

 

Os Pisos inclinados, lisos, esburacados, me parece tem proporcionado um aparecimento desta ocorrência.

 

Pesquisando em milhares de ocorrências, nos últimos 20 anos, me parece uma leve tendência em animais da raça large-white.


<--Voltar