04/01/2005 - Nelson L.Bertoni.: Florida Paulista SP.

Como usar farelo de arroz na alimentação de suínos?

Bem amigo Bertoni, quando temos disponibilidade de Farelo de Arroz, e ainda de Quirera de Arroz, e sempre que possível à preços mais baixos do que Milho, poderemos usar estes ingredientes para substituir parte do MILHO, se estes ingredientes forem mais caro que o milho, o viável é continuar a usar milho mesmo.

A quirera de arroz poderá substituir integralmente 100% do volume de milho na formula de ração, já o farelo de arroz, tem algumas limitações, se for farelo de arroz integral, poderá ter muito óleo, e termos problemas de armazenamento, devido a rancificação, e além disto provocar diarréia nos animais. Outro inconveniente é que quase sempre o farelo de arroz vem “batizado”, com casca de arroz moído ( triturado ).

Mas se tivermos um Farelo de Arroz de boa qualidade no mesmo preço do milho ou mais barato poderemos usar da seguinte maneira, em uma formula de rações para RECRIA E TERMINAÇÃO.  

Formulas de Rações.

Ingredientes/Kg Recria Terminação.
Milho Moído 56 55
Farelo de Arroz 16 22
Farelo de Soja 24 20
Núcleo MAXI suínos. 4 3
Total. 100 100

  Como podemos ver o Farelo de Arroz, representou 16% do total da formula de ração Recria e 22% na Terminação.

Obs: se o Farelo de Arroz custar mais que o milho, fica inviável a sua utilização. A Quirera de Arroz, poderá substituir 100% do milho na formula.

O Núcleo MAXI suínos poderá ser encontrado na MAXI NUTRIÇÃO ANIMAL – Goiânia – GO ( 62 ) 3268-30.16   9605-05.07 ou pelo e-mail: maxinutricao.go@uol.com.br


<--Voltar