16/01/2005 - Augusto Merighi Jr: São Paulo SP.

Gostaria de saber se usar “cama sobreposta”, para criação de suínos, na fase de engorda, se diminui o impacto ambiental.

Caro Augusto, a respeito da sua consulta sobre CAMA SOBREPOSTA,  se diminui o impacto ambiental.

Sim e Não ( parece piada ).

Devemos avaliar as vantagens e desvantagens do sistema de CAMA SOBREPOSTA, e considerar que se tivermos a construção da granja já pronta deveremos promover algumas alterações no projeto, como:

Aumentar em 50% a área construída, na fase de terminação, passando de 1 metro quadrado por animal, quando trabalhamos com piso compacto de cimento, e passamos para cama sobreposta precisaremos de 1,5 metros quadrados por suínos.

Mudar o pe direito do galpão, pois a cama sobreposta que recomendamos é de 0,60 centímetros.

Adotar modelos de bebedouros, que não permitam qualquer vazamento de água na cama.

Dimensionar os cochos de ração, para evitar qualquer ração caindo no piso da cama, pois aumentará a fermentação e formação de larvas.

Observar que um galpão de 1.560 metros quadrados, ( 120 metros x 13 metros ); onde colocaremos 1.000 animais, deveremos colocar uma cama de 0,60 centímetros de altura, que representa quase 1.000 m3 de CAMA podendo ser:

Maravalha, Casca de Arroz, Serragem, Areia, Capim Seco Picado.

Para exemplificar preciso de 30 caminhões de Casca de Arroz, que aqui na região ( GOIÁS ),  custa R$ 80,00 cada caminhão, com um total de R$.2.400,00

Uma cama bem manejada, poderei fazer entre dois a três lotes, na mesma cama.

Observe que 1.000 animais consomem neste período de ENGORDA; durante 14 semanas, 210.000 kg de rações, excretando ( DEFECANDO ), por volta de 33.000 kg de “bosta”; mais 23.000 litros de urina que vai direto para a cama.

Portanto teremos o volume de cama inicial acrescida de 50 toneladas de dejetos, que devemos dar um destino, podendo ser para adubação de: Pastagens, Capineiras, Lavoura de Milho, Café, Cana, Reflorestamento.

Lembre-se que o processo de CAMA SOBREPOSTA, assemelha-se ao antigo: MATA-BORRÃO, que deverá absorver e reter toda a umidade dentro do galpão: ( bosta, urina ), e ainda eventualmente água dos bebedouros que porventura cai na cama, e manter todo este material poluente armazenado por 14 semanas.

Além do sistema de cama sobreposta, que depende de alguns fatores que viabilizem este sistema, devemos avaliar outros tipos de piso para criação de suínos, como:

Baia compacta, com canaleta externa, baia semi compacta com canaleta de ripado interno, ½ baia compacta com canaleta, baia compacta com lâmina d’água.

Veja na nossa HP o assunto sobre : Utilização de Dejetos de Suínos para adubação de Milho, e Aproveitamento de Dejetos de Suínos, para confinamento de Bovinos, entre outros assuntos.

Para tomarmos a decisão do uso de: cama sobreposta, baia com canaleta, ou lâmina d”água, devemos avaliar, como aproveitarei os dejetos, tamanho da propriedade, número de animais confinados, disponibilidade de água, entre outros fatores.


<--Voltar