12/02/2003 -ASJ -   Manaus AM.

Solicito Informações sobre Inseminação Artificial em Suínos.

Amiga A, a técnica de IA em suínos está perfeitamente dominada e os avanços nos últimos 5 anos foram surpreendentes, e encontramos quase todo mês cursos e congressos, seminários, sobre suinocultura, onde o assunto ( INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL ) é discutido, debatido e sempre apresentado novas tecnologias.

Sempre achamos que a utilização da IA em suínos está diretamente associado a alguns fatores. Primeiramente um programa fechado de IA em uma suinocultura, seria claramente econômico em granjas acima de 300 matrizes, um programa aberto para produção de sêmen para outros criadores, estaria condicionado a facilidade de distribuição deste sêmen entre diversos produtores em uma região, se bem que com as técnicas adotadas atualmente, e os diluentes modernos utilizados, podemos conservar o sêmen por 7 a 8 dias, o preço de venda de uma dose de sêmen é de  R$. 4,00 a  R$. 6,00 dependendo do material genético usado e do tipo de diluente usado.

Segue abaixo uma relação de materiais normalmente usados em uma central de inseminação, em uma granja de 300 matrizes.

Equipamentos:

Banho Maria, Balança Digital, Deionizador, Destilador, Estufa, Esterilizador, Caixa de Isopor, Conservadora de Sêmen, Microscópio, Mesa Aquecedora ( 1 de cada ).

Vidraria:

Lamínulas 2 caixas, Lâminas 1 caixa, Câmara de Burker 1, Erlenmeyer de 1.000 ml 1, Erlenmeyer de 2.000 ml 1, Erlenmeyer de 3.000 ml 1, Balão volumétrico 100 ml 2, Pipetas  de 1 ml 4,Pipetas de 10 ml 2, Pipetas Pasteur 25,Termômetro até 60ºC 4, Termômetro de máxima e mínima 1, Becker de 400 ml 3,

Laboratório:

Escorredor de material 1, Escova de crina para lavar vidraria 3. 

Material para coleta e inseminação:

Copo térmico para coleta 3, Pipetas Melrose 30, Pipetas descartável ( consumo mensal ) 300, Bisnagas de 100 ml ( por Mês ) 300, Diluente embalagem para litro 25, Filtro para coleta de sêmen 2.

Material de controle (papelaria ).

Fichas de controle de machos 4, planilhas de coleta 1 bloco, Fichas de contagem celular 2, Fichas de controle de doses 2.


<--Voltar