01/05/2005 -ASV :  Itacotiara AM .

È uma raça de porco?

Bem amigo ASV,  o termo empregado para Javaporco destina-se aos cruzamentos de: Javali com Porcos, e no nosso ponto de vista piora sensivelmente a comercialização dos dois animais, pois a carne do Javali, é uma carne exótica, de um sabor apurado, que ao cruzarmos javalis com porcos, perdemos as características fundamentais das duas carnes, que cada uma deve ter o seu mercado específico.

Somos totalmente contra a introdução de  Javalis nas criações de suínos e vice-versa, uma não melhora a outra; ( só piora ); as características individuais de cada raça. Devemos estimular que nas criações de Javali, mantenhamos o plantel o mais puro possível e com cruzamentos de animais da mesma espécie e JAMAIS  introduzir sangue suíno nestas criações.

Os javalis puros possuem 36 cromossomos, os suínos 38 cromossomos, no cruzamento entre estas duas espécies encontramos animais com aparência de javali, mas com 37 ou 38 cromossomos, devemos observar que animais puros ( JAVALI )  com 36 cromossomos, são mais valorizados no mercado e tem uma carne de melhor qualidade.


<--Voltar