23/06/2001 - Afrânio M.D., Belo Horizonte - MG.

P.Como recuperar leitões fracos e refugos?

R.Normalmente os leitões que nascem mais fracos, mais leves, com menos de 1,3 Kg nos exige um trabalho maior com cada um destes animais, e temos conseguido com ótimos resultados recuperar leitões de 0,300 a 0,400 gramas ao nascer. É evidente que algumas técnicas de manejo são importantes serem revistas, porque?, estão nascendo leitões leves e ou fracos, qual a percentagem, ou ainda qual a média de nascidos por parto, devemos deixar bem claro que leitegadas grandes acima de 13 a 14 animais, seguramente alguns destes leitões serão muito mais leves que um peso médio de 1,4 Kg ao nascer que seria o ideal, outro problema, qual o nível nutricional das rações utilizadas no período pré parto, por volta de 20 a 30 dias antes do parto, qual o nível de consumo de água destas matrizes, ou ainda, a maior percentagem de leitões leves ou mais fracos, são de matrizes primíparas, ou de matrizes mais velhas de 7º ou 8º partos ou até mais velhas.

Maxilac

Mas vamos ao assunto como recuperar os leitões fracos ou mais leves de uma leitegada, ou ainda salvamos leitões de matrizes que as vezes morre no parto, ou matrizes que somos obrigados a promover uma desmama precoce de 7 a 8 dias por algum motivo.

Primeiro sempre que possível fazer um banco de colostro, para oferecer para os leitões mais fracos, segurar estes animais no teto da nutriz, no momento da mamada, oferecer a partir do 3º dia de idade uma ração Pré-Inicial de ótima qualidade.

Maxilac

Usamos com grande sucesso um produto substituto do leite da matriz, que oferecemos na mamadeira nos primeiros 2 a 3 dias de preferência diluído em água morna, por volta de 40º, e quando o leitão aceita prontamente podemos oferecer mesmo frio, e ainda após pegar na mamadeira, passamos as oferecer em um cochinho, com um bom consumo e um bom desempenho dos leitões. Este Leite em pó que usamos MAXILAC, (alimento substituto do leite da fêmea suína) deverá ser diluído na seguinte proporção 200 gramas de MAXILAC em 1 litro de água. E oferecer 4 a 5 vezes ao dia, a nossa experiência, comprova que leitegadas desmamadas precocemente ( 7 a 10 dias) as vezes por necessidade de espaço ou por problema com a matriz, são recuperadas em uma semana de tratamento com este produto. Resolvemos definitivamente a desuniformidade de animais dentro de um lote com este leite em pó, e com uma grande vantagem sem nenhuma diarréia, e as vezes para ajudar em matrizes com leitegadas muito grande, ou melhorar o peso dos leitões na desmama, principalmente nos períodos ou em regiões muito quentes, e até para diminuir o strees dos leitões na primeira semana após a desmama.

Maxilac


<--Voltar