07/01/2005 - Cristiane Pereira: Camamu BA.

Quais os documentos necessários para implantação de uma suinocultura.

Amiga Cristiane, é evidente que as exigências ( estaduais ) são diferentes em cada estado, em função da própria legislação.

Veja abaixo algumas sugestões e critérios para implantação de uma granja.

A atividade de suinocultura, deverá ser instalada em uma propriedade que tenha pelo menos  1 ha por matriz alojada. Exemplo: uma granja de 50 matrizes ( que produzirá por volta de 100 animais para a venda por mês ), deverá ser instalada em uma propriedade que tenha pelo menos 50 hectares,  pois assim estará garantido o espaço para colocar os dejetos (fezes, urina, água de limpeza ), que poderá ser utilizado na ADUBAÇÃO, veja na nossa página o Informativo Técnico sobre a utilização de dejetos de suínos para adubação de milho, e lembramos que esta adubação poderá ser para :

Milho, pastagens, capineiras, e ou  culturas perenes, como Café, Frutas Reflorestamento, ou ainda para hortaliças e ou floricultura.

Os dejetos JAMAIS deverão ser jogados em “ coleções de água “, córregos, etc...

A granja deverá ainda ser instalada a mais de 500 metros de minas d’água, córregos, e ou rios e represas etc . .  . E deverá ter lagoas de retenção onde estes dejetos serão coletados para uso na agricultura, bombeados e ou transportados por tanques, tracionados por trator ou caminhão pipa.

Obs. Se a granja e os tanques de dejetos, estiverem colocados à jusante de coleções de água que abastecem cidades, a distância mínima deverá ser de 1.000 metros do tanque de dejetos até o córrego.

Estas lagoas de dejetos ( tanques de retenção ) poderá ser construído como uma represa escavada no solo, muito bem feita para evitar que arrebente e os dejetos venha poluir os córregos, e acima destas deverá existir curvas de nível e barreiras de contenção para evitar que enxurradas, e águas de chuva sejam levadas para dentro dos tanques de dejetos.

A granja deverá estar a pelo menos 500 metros de estradas, rodovias, e ou cercas de divisas. Com seus vizinhos ( confrontantes ).

Recomendamos ainda procurar os órgãos de proteção ao meio ambiente do seu estado e solicitar o estudo de impacto ambiental, e a devida liberação, para o inicio das construções, faça o mesmo com relação ao IBAMA.   

Sugerimos ainda fazer no perímetro da granja ( em toda a volta ) uma cerca de alambrado e ou arame, bem feita e efetuar o plantio de árvores como: Eucalipto, Sansão do Campo,  e outras; fazer um cordão de isolamento vegetal à 50 metros de distância da granja, com uma largura de pelo menos outros 50 metros de cordão vegetal.

Todas estas precauções para evitar poluir o ambiente e ou causar problemas de proliferação de moscas, cheiro e perturbar os vizinhos da sua propriedade.


<--Voltar