23/11/2002 - T.S.W Nova Andradina MS

P.Poderia usar mandioca na alimentação dos suínos?

Amigo T. a respeito do uso da mandioca na alimentação dos suínos, poderá ser usado, principalmente se prepararmos esta mandioca para substituição total do milho na formula das rações.

A Mandioca é um produto rico em carboidratos, de ótima digestibilidade, mas de proteína muito baixa, mas que podemos usar como fonte de energia para os suínos.

A nossa recomendação seria: A mandioca deverá ser picada em pequenos pedaços de no máximo ( 1 x 1 x  0,5 cm ) logo após ser arrancada e colocada para secar em terreiros, por um período de 3 a 4 dias sob sol forte, ou usar secadores, ou ainda estufas, esta secagem deverá deixar este material com no máximo 10 a 12% de umidade, após bem seco, triturar bem fino, e teremos ahi um produto seco, com o aspecto de farinha de mandioca, que chamaremos de raspa de mandioca integral ( RMI ), a vantagem de utilizarmos a RMI, é que é um produto de baixa umidade de fácil armazenagem. Recomendamos para o uso nas fases: Crescimento, Terminação e Gestação, considerar que nestas fase temos um consumo de mais de 70% da ração de toda a granja.

Formulação

Ingredientes/Kg Crescimento         Terminação     Gestação
RMI 66 71 74
Farelo de Soja 45% 30 26 22
Maxiceva 4 3  
Maxireprodução      - - 4
Total/Kg  100 100 100

Com o uso das formulas acima, recomendamos nas fases de recria e terminação tratar a vontade em 5 a 6 tratos por dia, e na fase de gestação tratar em dois tratos de manhã e a tarde. 

                      


<--Voltar