09/05/2009 – Thais Bacchiega.

Gostaria de saber o que é mossagem?.

 

Os sistemas de identificação de suínos no Brasil, são 3:

 

Mossa ( MOSSAGEM ) sistema usado em algumas granjas de produção de matrizes e reprodutores, do Sul: Paraná, Sta Catarina, Rio Grande do Sul, este sistema permite um controle individual de até 1.599 animais depois deve-se iniciar nova contagem. Além do inconveniente de ser um sistema limitado, ainda  como é usado " piques e furos " nas orelhas, quando eventualmente temos brigas entre animais, ao morde um ao outro, rasga a orelha e o que era um "furo" passa a ser um "pique", prejudicando a identificação 

 

Sistema de identificação pelo calendário PIG,  e um sistema mais moderno, ( NUMÉRICO ); apesar de ter sido implantado desde 1.969, usamos um calendário MUNDIAL  de 1.000 dias, sendo que hoje ( 27 de Junho de 2.009 ) é dia : 902   no Calendário PIG.  e conseqüentemente este calendário vai seguindo uma seqüência crescente até dia 1000 que seria dia ( ZERO )  daí começa novamente dia : 1, 2, 3, 4, . . . . . . Exemplo todos animais nascidos HOJE, terão o mesmo número  902.  É um sistema confiável,  pratico, pois todos os animais terão uma tatuagem na orelha, com a data do dia que nasceram. E somente a cada 1.000 dias, ou a cada dois anos e sete meses, e que teremos novamente animais com a mesma numeração. Tem uma vantagem de usar somente 3 dígitos, até 999 (numéricos) e podemos identificar a leitegada, pais, mães, na outra orelha com uma nova tatuagem usando LETRAS.

 

Sistema de identificação com brincos, podendo ser de plásticos, numerados; de plásticos, com código de barra; de plásticos com chips; estes brincos plásticos, ainda temos a opção de usar brincos de cores diferentes. Ou ainda brincos de alumínio numerados. Os Brincos ainda apresentam algumas desvantagens, primeiro o custo, pois um brinco hoje custa por volta de R$ 1,30 e ainda temos o problema de animais arrancarem os brincos, e ficamos sem identificação.

 

Veja nas CONSULTAS ON - LINE   os assuntos:

 

Identificação de Suínos.

Rastreabilidade.

Marcação Australiana.

 


<--Voltar