30/01/2005 -Romualdo :  Natividade TO .

Solicito uma sugestão de alimentação simples e pratica para produção das minhas rações na propriedade.

Amigo Romualdo, a viabilidade econômica, e garantia de eficiência reprodutiva e ganho de peso dos animais está diretamente ligado OBRIGATORIAMENTE  a produção das suas próprias rações; para seus animais na própria propriedade.

É evidente que deverá ter alguns ingredientes como: Milho, Sorgo, Milheto, Farelo de Arroz Quirera de Arroz  entre outros, e necessariamente precisarei de FARELO DE SOJA, sem o qual não tem como produzir rações, na propriedade.

Lembre-se que o desempenho dos seus animais, e a eficiência reprodutiva, será muito MAIOR sempre que produzir suas rações, comparada com rações comerciais compradas no mercado, em lojas. Considerar ainda que sempre que comprar matérias primas, com preços justos de mercado, seguramente produzirá suas próprias rações pelo menos 20 a 30% mais baratas que as rações comerciais.

Veja abaixo um exemplo de um conjunto de formulas de rações para SUÍNOS,  que facilmente poderão ser fabricadas na própria fazenda.

Observe que temos 6 formulas de rações diferentes, como: Pré-Inicial, Inicial, Recria, Terminação, Gestação e Lactação, e com as respectivas fases de uso para cada ração.

 Usamos neste exercício. Somente 5 ingredientes diferentes, como: Milho, Farelo de Soja, Açúcar, MS Pré 240, e Núcleo Único Suínos.

 O Milho, poderá ser produzido na própria fazenda, ou deverá ser comprado sempre que possível diretamente de produtores rurais, na sua região; na época da safra. O Farelo de Soja sempre comprado diretamente das Indústrias esmagadoras, que são mais de uma centena em todo o Brasil. O Açúcar comprado diretamente das usinas quando for em maior volume, ou de distribuidores de secos e molhados.

Os Produtos MS Pré 240, destinado a produção da ração pré-inicial para os leitões, e o Núcleo Único Suínos, que será destinado a produção de todas as outras rações, devem ser comprados diretamente do fabricante:

Maxi Nutrição Animal ( 62 ) 534-54.02 Goiânia - GO

e-mail:  maxinutricao.go@uol.com.br  

Ingredientes

Rações

Pré Inicial

Inicial

Recria

Terminação

Milho Moído

47

60

71

75,5

Farelo de Soja

24

32

26

22

Açúcar

5

4

 

 

 

 

 

 

 

MS.Pré 240

24

 

 

 

N. Único Suínos

 

4

3

2,5

 

 

 

 

 

TOTAL (KG)

100

100

100

100

Ingredientes

Rações

Gestação

Lactação

Milho Moído

84

67

Farelo de Soja

12

26

Açúcar

 

3

 

 

 

N. Único Suínos

4

4

 

 

 

TOTAL (KG)

100

100

Uso das fórmulas  MAXI

 Pré Inicial :  do 7­º dia de idade dos leitões até 42 dias

 Inicial      :  de 43 dias até 70 dias de idade dos leitões

 Recria       :  de 71 dias de idade até 112 dias de idade

 Terminação : de 113 dias até o abate (venda).

 Gestação   :   para as fêmeas gestantes, até 20 dias antes do parto.

Lactação   :  para as fêmeas de 20 dias antes do parto até após a desmama, quando iniciar uma nova cobertura. Após a cobertura, voltar à ração gestação.

 Obs:          :  Os reprodutores deverão comer ração Gestação, e deverão ser mantidos magros

 As fêmeas (marrãs) leitoas  de reposição do plantel, antes da fase de cobertura, deverão comer ração RECRIA, até 30 dias antes  da primeira cobertura, quando deverão iniciar comendo ração gestação.  


<--Voltar