26/10/2001 - P.Gomes.

P:Gostaria de receber informação se há alguma fórmula ou tabela para calcular números de parto porca/ano?

R:A respeito da sua consulta sobre como é calculado o número de partos por matriz ano. que na média; nas granjas boas é de aproximadamente 2,39 partos por porca/ano, que quer dizer : se tivermos uma granja de 100 matrizes, no período de um ano ( 365 dias ) deveremos ter 239 partos ou 4,5 partos por semana.

Vejamos o exemplo:

Período de gestação : . . . . . . . . . . . . . . . 114 dias

Período de lactação: . . . . . . . . . . . . . . . .. 21 dias

Período desmama/cobertura: . . . . . . . . . . . 5 dias

Ciclo Reprodutivo. . . . . . . . . . . . Total/dias 140 dias.

Se dividirmos um ano 365 dias : 140 teríamos 2,60 partos por matriz / ano, mas deveremos considerar as perdas reprodutivas, como : repetições de cio, abortos, descartes e ou mortes de matrizes gestantes, qua afetam diretamente a eficiência reprodutiva de um rebanho.

Se considerarmos um plantel com bom nível tecnológico, com bom status sanitário, e um bom manejo, conseguiremos por volta de 2,39 partos por fêmea/ano. Isto para granjas que desmamam leitões com 20 a 21 dias.

Quando a desmama é tardia, acima de 28 dias estes resultados serão piores.

É muito comum em muitas granjas no Brasil calcular o número de partos fêmea ano, expurgando as fêmeas foram cobertas e que não pariram, haja visto que desta forma teremos um número de partos por matriz ano que é irreal, não espelha a verdade, dos alvos de uma suinocultura, pois os dados estarão " maquiados ".

Veja nos nossos informativos técnicos de alvos de produção, onde poderá observar como calculamos estes dados além da explicação acima.

No nosso SOFTWARE ( S.O.S. SUÍNOS ), atualmente instalado em mais de 300 granjas em todo o Brasil controlando, mais de 60.000 matrizes, poderá analisar os dados zootécnicos de uma granja REAL com 180 matriz.


<--Voltar