21/04/ 2008   Antonio Marcondes Vilaça.      Uberlândia – Mg

 

Que  peso devo  abater  dos suínos ?

 

Antonio, se pensarmos em faturamento bruto, é evidente que quanto mais pesado os animais vendidos, maior a receita, mas devemos considerar que o peso VIVO; médio de abate, no Brasil, varia entre animais de 60 a 70  kg no Norte, Nordeste; para vendas nas feiras, animais entre 90 a 100 kg, no Brasil Central e Sudeste, para venda em açougues e supermercados, e animais acima de 110 / 120 kg para venda às industrias; grandes frigoríficos, que industrializam as carcaças para produção  de embutidos, lingüiças, etc.

 

Procure, direcionar seu mercado, para animais cada vez mais pesados, pois seguramente a margem será maior. Lembrando sempre que as instalações da sua criação são fixas, e um aumento no  peso de abate de 80 para 100 Kg representará mais  30 dias de alojamento, e certamente mais ração terminação. Observe que os custos fixos, salários, ração reprodução, pré-inicial, inicial, recria, serão os mesmos, o que aumentará será o tempo, e a ração terminação, que quase sempre é a mais barata da criação, e a fase que os animais tem o maior ganho de peso.

 

Temos algumas considerações a serem feitas com relação ao suinocultor independente, para o peso de venda dos seus animais. Pesquise sempre a relação do valor de um Kg de SUÍNO, & quantos Kg de MILHO; poderei comprar: O ponto de equilíbrio é :

Quando 1 kg de suíno pagar  5 a 6 kg de milho, venda animais com 85 a   90 kg

Quando 1 kg de suíno pagar  7 a 8 kg de milho, venda animais com 90 a 100 kg

Quando 1 kg de suíno pagar  9 a 10 kg de milho, venda animais com 110 kg

Quando 1 kg de suíno pagar mais de 12 kg de milho venda seus animais; acima de 110 kg de PESO VIVO.  Obedecendo esta regra, uma suinocultura bem tocada seguramente terá lucro.

 

Lembre-se que o milho; em kg representa 70% da  alimentação; e em valor, por volta de 50 a 55% do custo de produção de cada animal abatido.

 

Veja como foi o mercado de SUÍNOS & MILHO,  nos últimos anos: em 2004 e 2005 compramos 11 kg de milho, em 2006 compramos 8,2 kg de milho, em 2007 compramos 7,2; em 2008, até março a média se manteve em 7,1 Kg de milho pago com a venda de 1 kg de suíno.

 

Sobre a sua pergunta veja ainda na nossa página na seção:

 

Informativos Técnicos, os assuntos:

09       Peso ótimo para abate de suínos

52         O produtor  de suínos independente

 

E na seção, Mercado, veja o levantamento da relação do milho & suínos, dos últimos 22 anos.

 

03      Relação Cevado &  Milho.


<--Voltar