30/10/2010 – Carlos Henrique   Formosa – GO.

Existe alguma forma obter o peso aproximado do suíno sem uma balança?

 

 Peso sem Balança

Este artigo explica como você pode obter uma boa estimativa de peso de um suíno medindo sua cintura e comprimento e fazendo alguns cálculos simples.

O caminho mais preciso para pesar um animal é utilizar uma balança. Entretanto, isto pode custar caro e se você possuir somente alguns animais e não for necessário um alto grau de precisão, nós explicamos como obter uma boa estimativa do peso de um suíno utilizando somente uma fita métrica e uma calculadora.

Obtenha uma fita métrica ou um pedaço de barbante para utilizar como medida. Coloque a fita ou barbante debaixo do animal, logo após as pernas da frente e meça a cintura do suíno em metros. Depois meça o comprimento do animal do animal da base da orelha até a base do rabo, novamente em metros.

Multiplique o valor encontrado (em metros) do cinturão por ele mesmo. E em seguida multiplique o valor encontrado pelo comprimento e volte a multiplicar por 69,3. Assim você terá o peso em quilos.

Por exemplo: o cinturão do animal do animal tem 1,27 metros e o comprimento de 1,02 metros. Multiplique o cinturão por ele mesmo 1,27 x 1,27 = 1,6129. Multiplique este resultado (1,6129) pelo comprimento (1,02) e multiplique por 69,3 = 114 kg.
Este procedimento permite um erro de 3%.

Fonte: Revista Pork World nº6. Sandro Colado Vaz, médico veterinário Detec Engenheiro Beltrão


<--Voltar