24/01/2005 - Adauto Fernandes - Dourados SP.

Quais as principais raças de Suínos,  e suas características.

Amigo Adauto, as principais raças de suínos, que compõe a base  do plantel brasileiro, e praticamente as seguintes:

LANDRACE:

Suas características básicas são: prolificidade, habilidade materna, e desempenho, é muito utilizada nos programas de produção de híbridos e F-1.

Quando usamos animais puros no nosso plantel, preferimos usar as matrizes puras Landrace, para serem cruzadas com os machos puros Large-White, para produção das nossas próprias matrizes F-1

Origem:  Dinamarca
Pelagem : Branca
Orelhas: Célticas 
Perfil Cefálico: Retilíneo

LARGE-WHITE:

Suas características básicas são: prolificidade, docilidade, conversão alimentar, também utilizado nos programas de melhoramento genético, para produção de matrizes e reprodutores híbridos.

Damos preferência de utilizar machos puros da raça Large-White, para cruzar com as fêmeas Landrace, para produzir matrizes F-1

Origem: Inglaterra
Pelagem: Branca
Orelhas: Asiáticas
Perfil Cefálico: Concavilíneo

DUROC:

Foi a raça de maior participação nas importações por volta de 1950 a 1970, e foi a raça precursora do melhoramento genético no Brasil, pois a partir de 1970, e que praticamente iniciou a entrada das raças Large-White e Landrace, que formou a base do plantel brasileiro.

Suas principais características são: rusticidade, fácil adaptação em qualquer região do Brasil, e sua participação nos cruzamentos com animais LW e ou LD, propiciam animais brancos, rústicos, com excelente ganho de peso.  

Origem: E.U.A
Pelagem: Vermelha
Orelhas: Ibéricas
Perfil Cefálico: Sub-concavilíneo

WESSEX:

Na década de 60 foi muito utilizada em função da sua adaptação nas criações extensivas.

Suas principais características são: rusticidade, habilidade materna, e prolificidade, nos últimos anos tem diminuído gradativamente o uso de animais Wessex nas granjas brasileiras.

Origem: Inglaterra
Pelagem: Preta com faixas brancas nas cruzes e membros anteriores
Orelhas: Célticas 
Perfil Cefálico: Retilíneo   

HAMPSHIRE:

Já foi uma raça muito usada no Brasil, e que vem diminuindo os planteis nos últimos anos.

Suas principais características são: qualidade de carcaça, rusticidade.

Origem:  E.U.A. 
Pelagem: Preta com faixas brancas nas cruzes e membros anteriores
Orelhas: Asiáticas 
Perfil Cefálico: Concavilíneo 

PIETRAIN:

É  uma raça que vem aumentado muito sua participação na composição racial dos planteis brasileiros, devido as vantagens da sua utilização nos cruzamentos.

Suas principais características são: excelente massa muscular, menor espessura de toucinho, ótimos pernis, bom ganho de peso e qualidade e coloração da carne.

Origem:                Bélgica 
Pelagem:              Branca com manchas pretas ( oveira )
Orelhas:               Asiáticas
Perfil Cefálico:     Concavilíneo                                  (   foto   )

Amigo Adauto: Na atual suinocultura industrial moderna; nas granjas que chamamos de “ granjas comerciais “, que são aquelas que vão produzir animais destinados ao abate ( mercado de consumo ),  Não se fala mais em raças PURAS, falamos em animais cruzados, F-1, Meio sangue, Three-cross.

  É evidente, que em muitas granjas, o  suinocultor compra matrizes e reprodutores PUROS e produz suas próprias matrizes F-1.


<--Voltar