27/02/2001 - Granja Água Boa (Água Boa-MT)

P.Ultimamente as nossas matrizes tem apresentado alguns casos de rachadura nos cascos, gostaria de saber as principais causas desse problema e também as formas como devem ser tratadas de acordo com cada caso.

R.Os problemas de cascos na suinocultura moderna tem se tornado um problema mais sério do que parece, e tem sido responsável por boa parte dos descartes de matrizes e ou reprodutores ou afetando diretamente os DNP (dias não produtivos) de um plantel.

Nos últimos 20 anos temos acompanhado em centenas de granjas, estas ocorrências e procuramos amenizar os problemas:

Procurar manter o piso das baias de matrizes e reprodutores o mais seco possível, evitar pisos ásperos, bem como os extremamente lisos, o piso devera estar sempre seco e sempre que possível usar uma cama (Cepilho de madeira, serragem, casca de arroz, ou ainda capim seco triturado ou até areia).

Promover tratamentos de cascos (veja no informativo técnico nº 80) na nossa HP. Acreditamos que as informações serão bastante úteis, E recomendamos ainda usar durante 3 a 4 meses nas rações Gestação e Lactação (reprodução) um produto a base de biotina 0 produto comercial poderá ser: MS PX BIOTINA, usar 2 kg por tonelada de ração pronta, este produto custa por volta de R$ 5,00 o Kg

Esperamos que as informações acima, mais as informações do trabalho técnico 80 poderá lhe ajudar a solucionar os problemas de cascos nos animais da sua suinocultura.


<--Voltar