27/01/2005 -E.L.M.:  Goiânia GO.

Sou Veterinário, e tenho algumas dúvidas. Se desmamar leitões da raça piau, com 30 dias, aos 180 dias qual o peso esperado, e qual a alimentação adequada . . .

Amigo E. a respeito da sua consulta sobre a alimentação de animais (PORCOS), caipiras, tipo banha da raça PIAU, esperamos que com 180 dias de idade estejam com um peso médio de 70 a 80 Kg.

Considerar que animais da raça PIAU, são extremamente rústicos, e que são animais tipo banha, e de desempenho, muito baixo, com relação ao ganho de peso e uma PÉSSIMA conversão alimentar.

Como são animais rústicos e de baixa velocidade de ganho de peso, são também pouco exigentes com relação ao nível nutricional, poderemos formular rações com menores teores de Proteína, e ainda assim poderemos ter um ganho de peso satisfatório.

São animais que infelizmente não se tem feito nenhum trabalho de melhoramento genético, e que os últimos registros na ABCS, foi no ano de 1.995 e foram registrados neste ano 1.250 animais nos estados do RS,SC, e PR, e depois deste período, não foi registrado nenhum outro animal, e a raça está em diminuição constante do plantel no Brasil.

Observe que já temos 10 anos sem registros de nascimentos de animais puros da raça PIAU.

Por este motivo, e pelos constantes cruzamentos de animais da raça PIAU, com outros animais ( Duroc, Large-White, Landrace, Wessex, Pietrain, entre outros cruzamentos,) perdemos totalmente o padrão de desempenho adequado para : ganho de peso e conversão alimentar, da própria raça e para seus cruzamentos.

A alimentação adequada para animais da raça PIAU. Ou outros animais considerados CAIPIRAS, seria :

 

                       Sugestão de formula de ração para suínos ( caipiras )
Ingredientes Kg
.Milho Moído 84 .
Farelo de Soja 13
Núcleo MAXI Suínos 03
Total 100 Kg

Misture os ingredientes acima ( secos ), e estará pronto uma ração para usar da desmama destes animais até o abate, e na hora da administração, de colocar a ração pronta no cocho poderá misturar em soro de leite, na proporção de 1 kg de ração para cada 2 litros de soro de leite, ficará um mingau ( sopão ) que deverá ser fornecido aos animais pelo menos 4 a 5 vezes por dia.

Oferecer esta ração por volta de 2 a 3 kg dia,  esperamos um consumo médio de 262 Kg por animal do inicio até o fim da engorda, de um animal desmamado com 30 dias, pesando por volta de  6 a 7 Kg de peso, até 180 dias de idade com aproximadamente 75 kg de peso vivo.

Como pode observar se temos um período de 150 dias de engorda, e esperamos um consumo de 262 kg de ração, no período, é evidente que o consumo médio é de 1,746 gramas dia por animal. É claro que este consumo é crescente, e que na fase final deverá estar consumindo por volta de 4 a 5 kg dia.

Se temos um animal de 7 a 8 Kg e vamos engorda-lo até 75 kg em 150 dias de ceva, teremos um GPD de 0,454 gramas dia.

  E a CA esperada será de 4,333

Lembre-se que recomendamos a utilização da formula de ração conforme sugestão acima e oferece-la sempre molhada ( úmida ), e que na falta do soro de leite ofereça molhada com água, sempre oferecendo uma alimentação semi-líquida.

  O núcleo ( vitaminas e minerais ), para a formulação da ração, poderá ser encontrado na MAXI NUTRIÇÃO ANIMAL / Goiânia – GO Fone:

( 62 ) 3268-30.16   ou   9605-05.07  e-mail:   maxinutricao.go@uol.com.br


<--Voltar