17/05/2002 - Gimenez.

P.Gostaria de saber se tem maneiras para identificar a idade de um suíno?Te digo o porque da pergunta:Nos meus lotes, apesar da falta de experiência no conhecimento da idade, percebi, que determinados leitõesestão mais desenvolvidos e outros bem menores, porem teoricamente com a  mesma idade comem até mais que os maiores.E sei que devo ter pego "regufo "de animais,mas é vivendo e aprendendo, por isso que precisaria saber algumas dicas.

Com Relação a desuniformidade de animais em um mesmo lote, eventualmente, podemos ter 3 fatores responsáveis.
 
1:  Genética
Animais de genética não muito definida com muita mistura de raças e consangüinidade, poderemos ter animais do mesmo lote ( Irmãos ) de pesos completamente diferente. e com péssima conversão alimentar ( comem muito / e não ganham peso ).
 
2: Sanidade.
Quando temos animais ( as vezes até de boa genética ) mas com problemas sanitários, como: Pneumonia Enzootica, Rinite, Pleuropneumonia, Haemophilos, entre outras doenças que provocam atrazos e refugos, animais cabeludos, finos as vezes mais pálidos, com pelo seco e áspero e quase sempre apresentam tosse contínua e espiros.
 
3: Nutrição.
Os animais as vezes sofreram uma deficiência nutricional ( ainda na fase de gestação ), e as vezes posteriormente, nos primeiros dias de vida, da mesma forma serão eternamente refugos.
 
A respeito da identificação da idade dos animais, é possível através de uma analise da dentição dos mesmos, estaremos colocando uma internet, na nossa página:
 
www.sossuinos.com.br
 
Um informativo técnico, onde poderá detectar com ótima precisão a idade dos animais de cada lote.
 
Obs: Normalmente quando vendemos leitões para nossos clientes, enviamos junto com cada lote as fichas com a identificação de cada lote que o produtor esta comprando.
 
Ex: nesta ficha está: sua filiação, grau de sangue, data de nascimento, Peso ao nascer; data de castração ( dos machos ), data que iniciou a alimentação com ração Pré inicial, Data da Desmama ( idade à desmama e Peso) Ração inicial I, Inicial II, ( Peso e idade que saiu da granja), data que deverá iniciar com a ração Recria e ou crescimento, data que deverá comer ração terminação ou engorda e data da ração final ou acabamento. e previsão de venda.
 
Como pode observar existe algumas diferenças entre o que fazemos por aqui, e o que fazem por aí.
 
Devemos alerta-lo que a qualidade do leitão é fundamental no sucesso e na lucratividade da atividade de engorda de Leitões.

 


<--Voltar