08/09/2009 – Coopcerrado/Marcelo   Goiânia – GO.

Como foi calculado a reposição do Plantel?

 

1) Como foi calculado a  reposição do plantel ( MATRIZES e REPRODUTORES ).

R: Normalmente a reposição de matrizes é de 10 a 15% no primeiro ano, de povoamento; de 20 a 25% no segundo ano e entre 25 a 30% nos anos subseqüentes. A reposição de reprodutores é de 40 a 50% ao ano.

É evidente que este parâmetro, é média em mais de 200  granjas que prestamos assessoria. nos últimos 20 anos. Temos granjas onde prestamos assistência que já encontramos matrizes no 16º  parto, já com mais de 230 leitões produzidos ( nascidos vivos ), e reprodutores com 7 anos de idade, e cobrindo marrâs.

 

2) Como foi calculado o descarte, e em que ano.

R: Se considerarmos o descarte de matrizes ( PROBLEMAS ), idade; produtividade; problemas sanitários; temos  o descarte de todas as matrizes de reposição, idem para os machos. Consideramos descarte de 3 a 3,5% para mortes súbitas e acidentes. A vida útil de matrizes e reprodutores, está diretamente relacionada a padrão nutricional.

 

3) Medicamentos ( só está o valor R$ )

R: Quais são os medicamentos utilizados em uma granja?  Ferro Injetável, para  os leitões, e Vacina de Parvo/Lepto/Erisipela, para matrizes e reprodutores. E a cada 6 meses uma medicação de vermífugo, adicionado a ração, do plantel de reprodução.  A Utilização de medicamentos está diretamente relacionada a status sanitário do plantel; manejo; tipo de instalações usadas;  alimentação utilizada; qualidade das matérias-primas e qualidade de água.

 


<--Voltar