12/10/2001 - L.C., Anápolis - GO

P: Qual o tratamento para rinite?

R: O aparecimento de rinite atrófica em uma granja, normalmente teve a origem em animais contaminados que o Sr. comprou e trouxe o problema; para evitarmos a entrada da rinite em um plantel, devemos manter a granja isolada, ( fechada ) evitar a entrada de visitantes adotarmos a utilização de banheiros ( para banho total ) e troca de toda a roupa, para a entrada de eventuais visitas.

E para tentar manter uma suinocultura livre de problemas sanitários, devemos adotar a granja de uma área de isolamento ( cercas, alambrados, cerca viva ) para evitarmos a entrada de outros animais e podermos controlar a entrada de visitantes, adotarmos um controle rígido de visitas à granja. E só comprarmos suínos ( matrizes e reprodutores ) de granjas comprovadamente livres do problema ( rinite atrófica ).

É evidente que após a entrada da doença em um plantel, teremos que aprender a conviver com a ocorrência e adotarmos procedimentos para que o impacto da contaminação inicial não seja tão desastrosa, usarmos vacinas e antibióticos. ( veja programa de controle e vacinação ).

O programa de controle e erradicação da rinite no seu rebanho, deverá ser feito pelo veterinário que presta assistência na sua granja. Veja com o seu assistente técnico após uma serie de necrópsias, qual o grau de lesão encontrado no seu rebanho, e coleta de material para envio ao laboratório, para poder adotar o programa de controle.


<--Voltar