27/03/2001 - V.S.

P.Olá, gostaria de saber como se faz e qual a importância da sincronização de cio em granjas de suínos.

R.Com relação a sua consulta sobre sincronização de cio em matrizes de suínos, temos alguns comentários a fazer:

Como normalmente uma suinocultura deverá trabalhar com um programa semanal de coberturas.

Ex: uma granja de 100 matrizes, deveria Ter como alvo de cobertura por volta de 5 a 6 coberturas (montas e ou inseminação) por semana.

Sendo 100 matrizes x 2,35 partos por ano + 15% de coberturas a mais para suprir as perdas reprodutivas (abortos/repetições de cio) e ainda mortes e ou descartes de matrizes gestantes.

100 x 2,35 = 235 + 15% = 270 fêmeas cobertas por ano : 52 semanas = 5,19 matrizes cobertas por semana.

Sabendo o alvo de cobertura da semana, e sabendo quantas fêmeas desmamadas e ou marrãs (virgens) temos para cobrir na semana sabemos se vamos precisar fazer sincronização de cio para cobri-las neste período desejado.

Como fazer:

1) podemos usar um método de provocar stress, procedimento: Deixamos as fêmeas que desejamos que entrem em cio separadas em uma baia, em grupos de 3 a 4 matrizes, e deixamos estas matrizes sem comer por 3 dias (restrição alimentar absoluta) somente com acesso livre aos bebedouros, após passarem 3 dias de regime. No quarto dia de manhã oferecemos por volta de 3 kg de ração lactação mais 200 gramas de açucar, mais 200 gramas de óleo de soja para cada matriz que tiver na baia, e deste dia (à tarde em diante) começamos a passar estas matrizes na baia dos machos, seguramente 80% destas fêmeas entram em cio nos próximos 2 a 3 dias.

2) outro procedimento é usar medicamentos a base de Cloprostenol, ou Cipionato de estradiol, ou ainda a base de Dinoprost, é evidente que a utilização destes medicamentos deverá ser supervisionada por um médico veterinário, troque uma idéia com o seu assistente técnico (pessoa que presta assistência na sua granja) que provavelmente ele poderá lhe ajudar neste esquema de sincronização de cio das matrizes.


<--Voltar