13/12/2000 - J.O.F (Sorocaba-SP)

P. Estamos criando porcos da raça Sorocaba em regime aberto. A alimentação a base de capim e grama estrela e Cost Cross além de mandioca, batata doce, abóbora e um complemento de ração aprox. 800g por dia. Não sabemos porque motivo alguns leitões estão nascendo sem anus. De um total de 30 leitões 04 nasceram com o problema. Qual seria o motivo?

R. Recebi sua consulta sobre o problema de animais nascendo sem anus (atresia anal), devemos considerar que esta ocorrência e de origem genética, e seguramente provocada pelo reprodutor.

J., o alto nivel de consaguinidade dos animais da raça sorocaba, não recomenda que usemos machos e fêmeas da mesma raça nos cruzamentos, se usarmos fêmeas sorocaba, deveremos usar obrigatóriamente machos de outra raça; ex: (Piau), ou até Duroc, o mesmo critério serve se usarmos machos sorocaba.

A raça sorocaba, desenvolvida pelo Prof: Godinho, a partir do ano de 1.956, e para formação da raça SOROCABA foi usado o cruzamento triplo e o retrocruzamento com mestiços F-1. O material genético que propiciou a formação do sorocaba, era inicialmente 26 matrizes da raça Caruncho Vermelho, e 2 machos e 6 fêmeas da raça Tamworth, e 6 machos Duroc.

Como pode observar a base a pirâmide genetica da formação do SOROCABA foi muito pequena e por isso temos uma maior ocorrencia dos problemas geneticos, como Atresia anal, leitões nascendo com perna aberta, sem olhos, palato fendido, hernia umbilical e ainda hernia escrotal.

Esperamos que respondemos a sua pergunta e colocamo-nos a sua inteira disposição


<--Voltar