22/12/2002 -B.M.Fagundes Rio Verde GO .

O que é Torção do Mesentério? como ocorre, como evitar?

Amigo Fagundes, a torção do mesentério, e uma ocorrência relativamente comum em suínos e em  quase 100% dos casos provoca  mortes súbitas, em animais nas fases de recria e terminação. Normalmente observamos a ocorrência em animais com mais apetite, e quase sempre alimentados com soro de leite.

  Etiologia: Não é bem determinada, no entanto há evidências que o excesso de produção de gases ( fermentação ) no intestino, devido a ingestão de alimentos predisponentes a fermentação, pode provocar o  deslocamento  do intestino e a torção da base do mesentério.

Sinais clínicos: Normalmente encontramos os animais já mortos, e sem ter apresentado sinais clínicos prévios.

Os animais com torção do mesentério apresentam-se apáticos, com o abdome distendido e geralmente morrem em menos de 20 horas após o inicio dos sintomas. 

Lesões: Carcaça pálida e abdome distendido. Após a abertura da cavidade abdominal observa-se o intestino delgado, dilatado com aspecto hemorrágico e com coloração vermelho escuro a preto. O intestino grosso apresenta-se distendido por gases e levemente hemorrágico.

Veias do mesentério dilatada e repletas de sangue. No interior da cavidade abdominal podemos observar líquido sanguinolento e filetes de fibrina.

Rotação do intestino de aproximadamente 180º em torno da raiz do mesentério.

  Controle: Evitar o uso de soro de leite na alimentação dos suínos, e uso de ingredientes que possam fermentar com facilidade.

Administrar a ração em horários pré determinados evitando inconstância no trato (alimentação ) dos animais.

Torção


<--Voltar