15/12/2002 -I. K.W.    Mogi das Cruzes – SP.

P.Quantas vezes devo tratar a matrizes gestantes?

Amigo Igor. , a alimentação das matrizes gestantes, poderia ser dividida em três fases:

Período pré-cobertura:  Primeiros 26 dias, onde deveríamos manter alguma restrição alimentar, e em hipótese alguma, oferecer ração em excesso nesta fase. Neste período onde ocorre com mais freqüência as repetições de cio, e também a reabsorção  embrionária.

Período médio: Que compreende dos 27 dias  até 85 dias de gestação, este período intermediário, onde devemos alimentar as matrizes de acordo com o seu estado físico, se estiverem magras, aumente a ração diária, se estiverem gordas, diminui a ração diária, e nesta fase que iremos controlar o score corporal da matriz. Nesta duas fases iniciais a matriz deverá comer ração GESTAÇÃO.

Período Final:  Nesta fase final de gestação dos 86 dias de gestação até 114 dias de gestação ( data do parto ), poderemos usar ração pré-lactação e ou ainda ração lactação.

O ideal será alimentarmos as matrizes gestantes em qualquer uma das fases acima, pelo menos 2 vezes ao dias  e sempre no mesmo horário, e sempre de olho no estado físico da matriz, veja o SCORE CORPORAL das matrizes.


<--Voltar