11/02/2005 - Iuri Saad : Goiás  - GO.

Quanto tempo uma baia deve ficar vazia...

Amigo Iuri o ideal e que depois de desocuparmos uma baia, e efetuarmos uma boa lavação com água, detergente, para eliminarmos toda a sujeira e matéria orgânica, após a baia estar totalmente seca,  deveremos aplicar um desinfetante e novamente esperar o desinfetante agir e secar no local, dahí então faremos uma pintura com cal, e se tivermos um lança chamas, ainda queimaremos toda a baia, depois deste procedimento que levaria 3 a 4 dias ainda aguardaríamos  pelo menos 2 a 3 dias de vazio sanitário, para daí então utilizarmos novamente a baia.

Com relação a lavar diariamente as baias com animais dentro, deveremos evitar, sempre que possível, pois além da umidade prejudicar os animais, em função de possíveis problemas respiratórios, tosse, espirros, pneumonia, diarréias, etc .. toda vez que molhamos em excesso uma baia, com os animais no local, podemos estar prejudicando os cascos destes animais, e estragando o piso de concreto.

Se a baia estiver muito suja devemos lavar uma ou duas vezes por semana, e de preferência, no meio do dia nas horas mais quentes e arejadas, para facilitar que até a noite a baia esteja seca, para que os animais possam dormir em um ambiente confortável, seco.

E sempre que formos lavar uma baia, se possível lavar somente nos locais onde houver sujidades, ( fezes e urina ). Se for possível parte da baia que eventualmente estiver limpa, evite molhar sem necessidade. Além do desperdício de água, estará prejudicando o desenvolvimento dos animais com excesso de movimentação em função das lavações.

Lembre-se o ideal e LAVAR muito bem as baias quando desocupadas, ou ainda se houver espaço, transferimos os animais para uma outra baia limpa, e então lavamos aquela baia que estiver muito suja.

Se as baias estiverem se mantendo muito sujas, ou temos uma lotação excessiva, ou um projeto e dimensionamento da baia inadequado.

Obs:  Veja na seção INFORMATIVOS TÉCNICOS,  os assuntos sobre sanidade do rebanho e principalmente o:

Informativo:

209   Programa de Desinfecção e Biosegurança.


<--Voltar