17/01/2005 -WAO: São Luiz dos Montes Belos - GO.

Tenho uma matriz que após o parto, ficou muito magra, e toda ração que come, ela vomita.

At. W inicialmente me parece um problema de Úlcera Gástrica, e esta ocorrência é de curso relativamente longo, provavelmente os sintomas começaram a mais tempo talvez ainda na fase final de gestação, com o uso de rações secas, ou de granulometria muito finas e com baixos níveis de fibra, o apetite começa a diminuir e logo após o trato o animal tem ânsias de vômitos, que quase sempre passa despercebidos por funcionários menos experientes, em alguns casos vomita em dias esporádicos, e quase sempre ao comer esta ração vomitada, normalmente não volta a vomitar, o que as vezes torna mais difícil a detecção do problema, pois não vemos esta ração vomitada no inicio dos sintomas. 

Quase sempre observamos matrizes emagrecendo, com pouco apetite, vomitando, pálidas, com pêlos secos e arrepiados, as vezes com temperatura corporal um pouco abaixo da média, e as vezes “cagando” uma bosta muito preta,  ( as vezes muito fedida ), parecendo uma graxa velha.

Quando observamos todos estes sintomas juntos, normalmente está no curso final da ocorrência, em pouco tempo o animal virá morrer.

Como dissemos anteriormente, os sintomas iniciais são falta de apetite, acompanhados de ânsias de vômitos, nesta fase é perfeitamente possível controlar o problema sem a morte do animal por este motivo.

Recomendações para o controle urgente do problema, e que deverão ser feitos com acompanhamento de médico veterinário, com experiência em suínos.

Faça pelo menos 4 aplicações com intervalos de 12 horas de TYLAN (injetável), 10 ml por aplicação, intramuscular na taboa do pescoço.

Aplique 10 ml de VITAKÁ  injetável.

Aplique 3 ml de FERRO injetável.

Administre comprimidos de RANITIDINA  300 mg ( uso humano ) deverá ser comprado na farmácia.

Pegue dois comprimidos de RANITIDINA 300 mg dissolva em 100 ml de água ( morna à 38 graus ) e administre boca abaixo, faça esta medicação duas vezes ao dia durante pelo menos 3 a 4 dias seguidos.

Ao perceber o início do problema ofereça à matriz ração Pré-Inicial (leitões), dissolvida em leite morno, ofereça à matriz pelo menos 4 a 5 vezes ao dia em pequenas quantidades, se a fêmea não quiser comer faça este mingau de ração pré-inicial com leite, e coloque em uma garrafa e administre boca abaixo, com o auxílio de cachimbo, ou bico doce.

Jamais deixe a matriz sem comer, pois só agravará o problema.

Todos os medicamentos e ração ORAL (  boca abaixo ), deverão ser administrados conforme as figuras à seguir.

Obs: Veja também o assunto Úlcera Gástrica , tanto na seção de Consultas ON – LINE, como na seção de Informativos Técnicos.



<--Voltar