02/08/2010  Evaldo Pereira da Rosa -  Campo Grande – MS

 

Gostaria de saber informação sobre Wean to Finish, qual a sua opinião?

 

Não estamos falando de nada novo; desconhecido. E sim de  uma técnica usada nos USA, à pelo menos 30 anos, e que recentemente algumas empresas adotaram no Brasil.

 

Primeiro devemos enfatizar, que como a atividade de suinocultura é extremamente dinâmica, e distribuída em todo o país, e de diferentes níveis tecnológicos, este é mais um sistema de produção, como tantos outros, que não tem nenhuma “receita de bolo” pronta; e que a cada granja, cada região, devemos adequar o sistema, para que tenhamos assegurado o sucesso do nosso negócio.

 

O que consiste o sistema: WEAN TO FINISH

 

Conceito fundamental: de levar o LEITÃO; da desmama de 28 a 35 dias de idade, até o abate, em uma mesma instalação ( eliminando a creche ) tirando o leitão desmamado da maternidade e levando para uma terminação.

 

Dependendo da granja e das instalações, manejo, nível nutricional, sanitário; é perfeitamente possível, adequar para uso do sistema: WEAN TO FINISH.

 

A idéia inicial é um gasto menor com Rações Pré-Inicial de alto desempenho, com inclusão de altas percentagens de leite em pó, e antibióticos, e protetores contra as diarréias. Pois o leitão fica em lactação até 28 a 35 dias, e somente consumindo leite da mãe. Devemos considerar que gastaremos menos com as rações Pré-iniciais, mas gastaremos mais com Ração Lactação, e não temos o custo da instalação de creche, mas temos o custo de instalação de maternidade, que é muito mais cara que creche.

 

No sistema WEAN TO FINISH,  usaremos a maternidade de 5 a 6 semanas para cada parto, portanto precisaremos de pelo menos 1 gaiola de maternidade para cada 4 matrizes. E os alvos de produção serão de 2,25 partos por ano, contra  2,35 partos no sistema de desmama convencional; de 21 dias. Logo precisaremos de uma sala de maternidade a mais em nossa granja.

 

Fique muito atento com o manejo nutricional  ( qualidade e quantidade)  da ração lactação; oferecida às primíparas, pois são muito mais exigentes, e com uma lactação mais longa, poderemos sacrificar muito estas fêmeas, desmamarem muito magras, e perdermos e eficiência reprodutiva. O ideal seria uma ração especifica: Lactação Primíparas.

 

Devemos alertar ainda que no sistema convencional de desmama de 21 dias, desocupamos a maternidade mais cedo, apesar de usarmos a creche, de 21 à 63 dias, ( por 6 semanas ) observe que na creche colocamos, 3 a 4 animais por metro quadrado, na recria, 2 animais por  metro quadrado e na terminação 1 animal por metro.

 

No sistema WEAN TO FINISH vamos colocar 1 animal por metro quadrado desde o inicio, até o fim do período para evitar mudanças, manejos de transferências, e agrupamento de lotes. Isto aumentará significativamente a necessidade de uma terminação também maior.

 

Todo e qualquer sistema de criação implantado, tem suas vantagens e desvantagens, e como disse, para cada granja, cada situação deve ser analisada com critério.

 


<--Voltar