Boletim Técnico nº 8 - Março de 2005

AVALIAÇÃO, SELEÇÃO E MELHORAMENTO GENÉTICO DE SUÍNOS

Eng. Agrônomo Renato Irgang

  Universidade Federal de Santa Catarina


    Teste de Granja e seleção são ferramentas essenciais para se fazer melhoramento genético em suínos. Enquanto que mudanças feitas nas condições de criação de suínos, como nas instalações, na ração e na higiene, têm caráter temporário, mudanças no desempenho dos animais obtidas pela melhoria genética têm caráter permanente, passando dos reprodutores para seus filhos.
    A BIRIBA'S Genética de Suínos há muitos anos faz melhoramento genético de suínos. Machos e fêmeas Landrace, Large White, Duroc e Pietrain, e machos e fêmeas híbridos são avaliados semanalmente no Teste de Granja e selecionados para maior taxa de crescimento diário, menor espessura de toucinho, e para melhor conformação corporal e qualidade de aprumos.
Os dados de cada animal testado são avaliados pelo método denominado "Modelo Animal" ou "BLUP'~ que considera o desempenho de cada animal, de todos seus parentes e de todos seus contemporâneos no Teste de Granja, bem como a época e as condições em que os animais foram testados. Cada animal é comparado com todos os outros que têm dados. Os resultados indicam quantos dias a menos ou a mais cada animal necessita para alcançar 90 kg de peso vivo, e quantos milímetros de espessura de toucinho a menos ou a mais cada animal apresenta aos 90 kg de peso vivo. Os dados representam a superioridade ou inferioridade genética de cada animal, e são denominados de VALOR GENÉTICO. De um macho com valor genético de - 10 dias de idade e - 16 mm de espessura de toucinho, espera-se que seus filhos alcancem 90 kg de peso vivo com 5 dias a menos e com 0,8 mm a menos de espessura de toucinho do que os filhos de outros reprodutores.
Nos gráficos a seguir são apresentadas médias por ano de nascimento para idade, em dias, e para espessura de toucinho, em mm, aos 90 kg de peso vivo, e para os valores genéticos das duas características para machos e fêmeas Landrace, indicando as tendências fenotípicas (Figuras 1 e 3) e genéticas (Figura 2 e 4) desse genótipo da BIRIBA'S Genética de Suínos.

    A Figura 1 indica que a idade dos machos Landrace aos 90 kg foi reduzida de 145 para 133 dias, de 1996 a 2004, e a Figura 2 indica que dessa melhora de 12 dias, 4 foram obtidos pela seleção, enquanto que da melhora de 10 dias nas fêmeas (Figura 1),4 foram obtidos pela seleção. Na espessura de toucinho aos 90 kg verificou-se uma redução de 12,3 para 10,3 mm, ou seja, 2 mm tanto nos machos quanto nas fêmeas (Figura 3), dos quais 1 mm nos machos e 0,7 nas fêmeas foram obtidos pela seleção (Figura 4). Esses ganhos genéticos significam maior taxa de crescimento diário, menor idade de abate e maior rendimento de carne ao longo dos anos, graças ao Teste de Granja, à avaliação genética e à seleção de reprodutores.


<--Voltar