Anestro em Suínos.

 Informativo Técnico Nº. 97

As matrizes de suínos deveriam apresentar cio imediatamente pós desmame, no máximo entre 4 e 6 dias, e desta forma poderíamos aumentar a fertilidade do nosso rebanho bem como maior número de leitões produzidos por fêmea ano.

Um dia a mais, para retorno de cio custa por volta de U$. 3.00; assim como um cio perdido; em uma matriz que permanece vazia, por 21 dias entre um cio e outro estaríamos perdendo U$. 63,00

Considerando os valores acima devemos estar atentos para os fatores chaves, para:  um cio pouco evidente, ausência de cio, ou ainda cio tardio.

 

Pré-Desmama.

Condição corporal da matriz.

Se as nutrizes perdem peso durante a lactação, deveremos estimular e aumentar  o consumo de ração e água. Manter as baias secas.

Observar com atenção o manejo alimentar, é muito importante retirar toda a ração que sobrar após o termino da refeição. Evitar ração azeda nos cochos, e sempre oferecer ração molhada, e NÃO deixar sobras nos cochos.

Se o problema de anestro é mais evidente em primíparas, utilize uma ração de lactação de maior densidade.

Procure manter a temperatura o mais próximo de 20 a 22 graus no interior da sala de maternidade; temperaturas muito altas, diminuem o consumo voluntário de ração lactação, exigindo maior estímulo alimentar.

Deveríamos oferecer à matrizes lactantes por volta de 15 a 17 horas de luz com 300 lux, diariamente.

Assegurar e estimular o consumo de água pelas matrizes lactantes, para; pelo menos 25 a 30 litros de água por dia.

Atenção com matrizes desmamadas precocemente, entre 14 a 15 dias de lactação, pois tendem a atrasar por volta de dois a três dias o retorno do cio e apresentarem um cio curto e pouco evidente.

Quando praticamos a desmama parcial, e ou excesso de transferências de leitões; podemos ter matrizes apresentando cio ainda na maternidade, antes da desmama.

 

Pós-Desmama.

Manter um bom consumo de ração Lactação no período da desmama-cobertura, e após a cobertura, voltar para ração Gestação e diminuir a quantidade. Manter as fêmeas em baias limpas secas, e com temperatura entre 20 a 22 Graus, e se desmamamos grupos de matrizes; evitar no mesmo lote matrizes primíparas  e pluríparas.

Observar com atenção o  estado físico das matrizes, e sintomas de mastite,  corrimentos; e problemas de cascos e ou aprumos para assegurar que a matriz esteja em perfeita condição sanitária para a próxima cobertura.

Manter um contato ( focinho/focinho ) da matriz com o macho através da grade divisória entre as baias.

Devemos estar atentos pois uma pequena percentagem de fêmeas desmamadas apresentam um cio  muito pouco evidente e as vezes passam despercebidos. Identificar estas matrizes, e passar um macho diferente a cada dia, durante 10  a 15 minutos.

 

IDE. Intervalo Desmama Cobertura.

Quando identificamos matrizes com IDE CURTO ( 4 a 6 dias ), devemos efetuar as MN montas naturais e ou IA Inseminação Artificial 24 horas após o início do cio e repetir os serviços após 12 horas, fazer dois serviços.

Quando identificamos matrizes com IDE LONGO ( 7 a 9 dias ), ou mais devemos efetuar as MN e ou IA imediatamente após o inicio do cio e repetir 12 horas após e fazer dois serviços.

 

sossuinos@uol.com.br


<--Voltar