SUINOCULTURA

Informativo Técnico Nº 117

O uso de Azeite de Coco poderá salvar mais leitões.

A utilização via oral de azeite de coco, (óleo vegetal), poderá melhorar a taxa de sobrevivência de leitões, com baixo peso ao nascer, conforme trabalhos científicos apresentados pela Universidade de Minnesota. USA. O leitões nas primeiras horas após o nascimento apresentam a mucosa intestinal, (vilosidades) totalmente formadas; e que após o início da lactação vão diminuindo gradativamente de tamanho; diminuindo assim a capacidade de absorção.

Devido a esta capacidade maior de absorção nas primeiras horas após o parto é recomendado logo na primeira hora que seja administrado (óleo vegetal): azeite de coco, como uma fonte importante de energia, de que os leitões tanto necessitam, principalmente os mais leves, com menos de 1,3 kg ao nascer.

Os leitões recém nascidos absorvem melhor os ácidos graxos de cadeia media, que são ácidos graxos do azeite de coco. (óleo vegetal).

Em uma suinocultura onde a mortalidade de leitões antes da desmama era de 20%. E conforme os controles da granja 80% destes leitões morriam na primeira semana, e eram os leitões que haviam nascido com peso inferior a 1,3 Kg, após o inicio da utilização do azeite de coco, a mortalidade antes do desmame caiu para menos de 7%.

Dosagem: A recomendação que fazemos é a seguinte:

1 cc oral (boca abaixo) no momento do nascimento
2 cc oral " " 12 horas após o nascimento.

Nos leitões fracos debilitados, poderá continuar a administração de 2 cc por dia por mais 4 dias.

Obs.: é importante a qualidade do azeite de coco que deverá ser puro, (óleo vegetal), sem adição de corantes ou flavorizantes.

sossuinos@uol.com.br


<--Voltar