SUINOCULTURA

S.O.S. Suínos

Informativo Técnico 16

CONSUMO DE ÁGUA.

Na maioria dos trabalhos técnicos, sobre produção de suínos, bem como nutrição animal, pouco se aborda sobre consumo de água em uma suinocultura.

Em dezenas de livros técnicos sobre suinocultura editados no mundo, nos últimos 10anos, o espaço total destinado sobre o consumo de água não chegou a 5 páginas. ( o que nos deixa muito preocupado ).

Pelo nível de informação, e da forma que o assunto é abordado tem-se a impressão que o fator consumo de água e a sua disponibilidade e de pequena importância. (o que não e verdade).

Na maioria das fontes consultadas; os volumes de consumo diário variam em até 80%, e não se especifica o nível tecnológico da suinocultura, tipo de instalação, bebedouros utilizados, região, temperaturas; da água e ambiente, época do ano; e na maioria das vezes o consumo está sub-estimado.

O requerimento de água depende de algumas variáveis:

Níveis de sal e potássio na alimentação, temperatura média, consumo de ração, fase de idade, estagio reprodutivo e exigência de cada animal.

CONSUMO MÉDIO DIÁRIO POR ANIMAL

Litros/dia Fêmeas em fase de lactação 25 / 32
Fêmeas em gestação 18 / 20
Reprodutor 10 / 12
Cevados em terminação 6 / 7
Animais em recria 3.5 / 4.5
Animais em creche 1 / 1.5

Obs. Em regiões extremamente quentes, o consumo poderá ser 10 a 20% maior.

Os volumes de "consumo diário", são médios, para granjas com bebedouros taça na maternidade, chupetas nas fases de leitões: creche recria terminação baias de machos reposição; e gestação gaiolas com bebedouro em canaleta coletiva, adotando programa de estímulo de consumo diário, em regiões de clima temperado, SP,MG; e com uma boa manutenção dos bebedouros para se evitar desperdícios e ou falta de água nos mesmos.

Devemos considerar a facilidade de consumo com relação a:

  • Qualidade da água. Temperatura da mesma
  • Vazão e pressão nos bebedouros
  • e estimulo de consumo diário.
  • Leitões contem 80% do seu peso corpóreo em água, animais de reprodução bem como cevados de abate por volta de 50%.

    Para cada litro de água usada pelo suíno,: 4% vem da alimentação, 19% e obtida por oxidação dos alimentos durante o metabolismo e 77% e fornecido pela água ingerida.

    De cada litro de água consumida por um suíno,: 56% e eliminada pela urina, 30% gasto na respiração e troca de calor, 5% eliminado nas fezes e 9% é utilizado no crescimento ou manutenção do peso corporal.

    Uma matriz em condições normais, no pico de lactação deveria produzir 8 litros de leite por dia, sendo 80% deste leite: água, e para esta produção, ela devera consumir por volta de 30 litros de água por dia.

    Temos certeza absoluta que na maioria das granjas no Brasil, os animais não consomem a quantidade requerida por uma serie de problemas como:

    Qualidade e temperatura da água, pouca vazão e pressão nos bebedouros e principalmente por falta de estímulo.

    Por este resumo temos certeza da importância relevante da água e que cada vez mais devemos estimular o consumo diário pelos suínos.

    sossuinos@uol.com.br


    <--Voltar