Informativo Técnico N º  213

MATÉRIA TÉCNICA


A importância da vitamina A na sobrevivência dos embriões

   Quando uma porca fica prenhe, ela passa a produzir uma série de hormônios, enzimas e substâncias para manter a gestação. Uma dessas substâncias produzidas no útero, para o bom desenvolvimento dos embriões é a vitamina A. Pesquisas realizadas na Universidade de Missouri (EUA), mostram que aos 12 dias de gestação, o nível de vitamina A no útero atinge um teor mil vezes superior ao existente no sangue das porcas. Este alto teor de vitamina A é desejável para os embriões que possuem um Desenvolvimento Acelerado, mas ao mesmo tempo é mortal para os embriões de Baixo Desenvolvimento. Este mecanismo fisiológico é um dos responsáveis pelo fato das fêmeas atuais produzirem em média 10 a 11 leitões, ao invés dos 14 que seriam possíveis. O aumento dos níveis da vitamina A na ração não tem influência sobre este efeito particular ao nível do útero; por isso, não podem ser feitas correções através da alimentação.

Segundo os pesquisadores, a melhor maneira para resolver o problema seria encontrar uma forma de produzir embriões mais uniformes e de melhor desenvolvimento. Uma outra maneira está sendo mostrada pelos estudos com as raças chinesas de suínos, que produzem normalmente de 14 a 16 leitões por leitegada. Estes estudos mostram que os embriões produzidos pelas fêmeas da raça Meishan têm a capacidade de secreta r mais estrogênio que os embriões das raças Landrace, L. White e Duroc. Este estrogênio tem a capacidade de estimular a produção de vitamina A e Ocitocina no útero, em níveis adequados ao desenvolvimento dos embriões. Estas pesquisas mostram um avanço na direção da porca ideal do futuro, cujo objetivo é de produzir 14 leitões por leitegada.

Os geneticistas prevêm atualmente que isso será possível por volta do ano 2005.

Quais são equipamentos laboratoriais para uma central da granja? 

Esta lista baseia-se totalmente num sistema com o mínimo de equipamento e baixa tecnologia. Este sistema é perfeitamente apropriado para quando o sêmen for usado na própria granja, não sendo distribuído para outras granjas.

Equipamentos essenciais:

- Microscópio ajustável com x 1 00 e x 400 (x1 000 em imersão de óleo é opcional)

- Balança para a passagem do ejaculado.

- Cabine do armazenamento de sêmen com controle termostático. 

- Um meio de aquecer o diluente do sêmen ( isso pose ser uma bacia ou até mesmo uma pia cheia de água na temperatura desejada).

Equipamentos adicionais opcionais:

- Método de medicação da concentração de esperma, p.ex. hemocitômetro ou espectrofotômetro.

- Platina de microscópio aquecida.

Artigos de consumo:

- Lâmina para microscópio, capas, pepitas, etc.

- Termômetros.

- Diluente de curta duração( p.ex. BTS, Kiev, Merck 111)

- Água destilada comercial(comprada)

- Bolsas coletoras de plásticos ou copos de isopor

- Luvas de vinil e polietileno.

- Gaze

- Vasilhame plásticos de 1 litro para diluição de grandes volumes.                                                                  

- Frascos para as doses de sêmen.

Fonte: Porkworld


<--Voltar