SUINOCULTURA.

S.O.S. SUÍNOS

Sistema Outdoors / DESTROMPE.

Informativo Técnico Nº 22

Nos sistemas de criação extensivas, de suínos; onde os animais são mantidos em piquetes ao ar livre, soltos, (ver foto 1), normalmente eles adquirem o hábito de fuçar, e destroem as pastagens, forração vegetal, benéfica para produtores que adotam o sistema *SISCAL, além disto destroem árvores para sombreamento, e ainda cavam buracos (fuçando), ao lado das cercas, bebedouros, ou ao lado das paredes e pisos das cabanas, formando verdadeiras crateras (ver foto 2).

Foto1 {short description of image}
Foto 1 Foto 2

Nos projetos de criação ao ar livre (outdoors), recomendamos que se proceda o destrompe das matrizes e reprodutores do rebanho, para diminuir os estragos provocados pelos suínos ao fuçarem, ( ver foto 2).

O destrompe poderá ser feito usando uma argola metálica, feita com um arame de cobre nu , fio com 4,0 mm de espessura, com 18 cm de comprimento, que será colocada entre o tecido fibroso, subcutâneo e a cartilagem do septo nasal. (ver figura 1).

Figura 1
Figura 1 (Arame)

Esta argola com aproximadamente 4 centímetros de diâmetro, deverá ficar móvel no septo nasal pois quando os animais fuçarem o solo a argola força o septo nasal, causando dor, desconforto, o que faz com que os animais deixem de fuçar. (ver figura 2).

Figura 2
Figura 2 (Modelo da Argola)

De todos os sistemas de destrompe que tentamos, o que nos pareceu mais apropriado e mais barato e eficiente, foi confeccionado com fio nu de cobre com 4,0 mm de espessura, colocado no focinho do suíno, entre o tecido fibroso (entre uma narina e outra), e deverá ficar móvel; como as argolas que colocamos em bovinos para conte-los.

Esta prática de destrompe, adotada regularmente em criações ao ar livre, proporciona um excelente resultado.

Procedimentos:

Usamos um fio de cobre com aproximadamente 18 centímetros de comprimento, em uma das extremidades fazemos uma ponta afiada para facilitar a introdução do arame através do septo nasal, e na outra extremidade fazemos uma argola de 1 centímetro de diâmetro e soldamos a ponta desta argola para evitar que solte a ponta virada do arame. (ver figura 3).

{short description of image} {short description of image}
Figura 3 Figura 4

Para colocarmos o destrompe, o animal deverá estar imobilizado usando uma formiga ou cordas, e introduzimos o dedo polegar em uma narina e o indicador na outra e puxamos para frente para afastar da cartilagem do septp nasal, e introduzimos o fio de cobre devidamente limpo e desinfetado, perfurando o tecido fibroso subcutâneo e a cartilagem.(ver figura 4).

Após introduzido deixando metade do arame para cada lado das narinas, dobramos o fio passando a ponta afiada pela argola pequena, (ver figura 5), formando uma argola (brinco no focinho), a ponta do arame após passar pela argola de pelo menos umas três voltas e aperte com alicate para ficar bem firme, apare a ponta excedente de arame.(ver figura 6)

{short description of image} {short description of image}
Figura 5 Figura 6

Após esta operação movimenta-se a argola para verificar se ficou bem colocada e esta livre movimentando-se para cima e para baixo.(ver figura 7)

{short description of image}
Figura 7

O uso de destrompe com argola de fio de cobre diminui em mais de 80% o ato de fuçar, e periodicamente devemos examinar todo o nosso plantel de matrizes e reprodutores, e aqules que tiverem perdido a argola, devem imediatamente serem destrompadas.

Referências Bibliográficas.

1) MUHILING. A.J. swine housing. Departament of agricultura university of IIinois Champaign 1.969

2) * SISCAL (Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre). DALLA COSTA,.O.A.; GIROTTO, A.F.; FERREIRA, A.S. LIMA G.J.M.M. Análise econômica dos sistemas intensivos de suínos criados ao ar livre (SISCAL). Revista Sociedade Brasileira de Zootecnia V 24 n 4 pág 615 a 622 1.995

3) TUENBOLL J.E. BIRD NA swine outdoors Otawa Canadá departament of agriculture 70 p

sossuinos@uol.com.br


<--Voltar