SUINOCULTURA

S.O.S. Suínos

Informativo Técnico 54.

MANEJO NO PARTO

O momento do parto deve ser sempre bem acompanhado, haja visto o alto índice de mortalidade, que pode chegar a mais de 20% sobre os leitões nascidos vivos, por falta de atendimento.

Devemos considerar o período entre 3 a 4 dias antes e depois do parto como o mais importante para o sucesso em nossa suinocultura.

Administração da Ração Lactação as matrizes no período pré e pós parto.

Período Kg/dia (+-)
4º dia antes do parto 3 KG divididos em 2 tratos
3º dia antes do parto 2 KG
2º dia antes do parto 1,5 KG
1º dia antes do parto 1 KG
DIA do Parto (de manha) 0,5 KG de Ração Lactação
/ Açúcar (diversas vezes/dia)
1º dia após o parto 2,5 KG divididos em 2 tratos
2º dia após o parto 3 KG
3º dia após o parto 3,5 KG
4º dia após o parto 4 KG divididos em 3 tratos.
5º dia em diante 5 a 6 KG dia divididos em 3 ou 4mais tratos

Horário dos tratos (alimentação)

O ideal e que a alimentação das fêmeas em lactação sejam em horários prefixados e nas horas mais frescas do dia.

EX:

Horário dos tratos KG/Ração
7 horas da manhã 2 Kg.
11 horas 1 Kg
18 horas 2 Kg
23 horas 1 Kg

Observar que a administração da ração lactação devera ser sempre molhada , mas as quantidades expressas acima em (KG) deve ser considerado este peso para ração seca.

Recomendamos ainda que a cada trato retire as sobras de ração (que houver) dos cochos e lave-os, para evitar o consumo de ração azeda (mofada) pelas matrizes.

Estimular o consumo de água, nos seguintes horários: 8, 10, 12, 14, 16 horas levante todas as fêmeas nas maternidades coloque água nos cochos, quando for vasos comunicantes; ou acione os bebedouros ( taça/chupeta ) para melhorar a ingestão de água pelas fêmeas.

O ideal é que tenhamos programado o numero de partos por período(mês/semana), para que possamos trazer às fêmeas da gestação para a maternidade em lotes e pelo menos 7 a 8 dias antes do parto previsto.

Por ocasião do parto, a baia de maternidade devera estar limpa seca e o "creep"/ escamoteador devera estar forrado, e com lâmpada e ou resistência ligada para manter o aquecimento.

A temperatura ideal do creep.

Dia do parto 32 graus centígrados
Primeira semana 28 graus centígrados
Segunda semana 26 graus centígrados
Terceira semana 24 graus centígrado

Observando-se intervalos superiores à 15 minutos entre o nascimento de um leitão e o não nascimento de outro, levante a matriz, estimulando-a a se deitar em outra posição, o que facilitaria o parto.

A medida que a matriz for parindo, enxugue vigorosamente os leitões, massageando-os e desobstruindo as vias respiratórias livrando-os da placenta, quando envolvidos na mesma.

Amarre com barbante de algodão o umbigo do leitão à aproximadamente 2 centímetros da sua inserção, e corte-o 2 centímetros abaixo, e promova uma boa desinfeção no local com iodo, e observe se não está havendo sangramento; no dia seguinte ao parto faça uma nova desinfeção.

No momento seguinte ao parto, após a assepsia do umbigo, coloque os leitões para mamarem ( estimulando-os a consumirem ) a maior quantidade possível de colostro.

No dia seguinte ao parto corte os dentes " caninos e os cantos ", tomando cuidado para não deixar pontas, arestas e nem ferir as gengivas dos leitões, no momento do corte dos dentes, utilize para o corte dos dentes dos leitões um alicate de corte diagonal,(alicate de eletricista), bem afiado e sempre limpo e bem desinfetado.

Neste mesmo dia corte também o terço final da cauda, desinfetando bem o local com iodo.

No terceiro dia de idade dos leitões aplique uma dose de ferro injetável, em todos os leitões, repita a dose de ferro nos leitões mais fracos no 10º dia. Aplicação intramuscular (pescoço)e utilizando-se de agulha 10 x 8 ou 12 x 8. Observar para que não haja refluxo do produto no momento da aplicação.

Já a partir do 5º dia de idade passe a administrar ração Pré-Inicial, em pequenas quantidades ( +- 20 gramas ) de cada vez, pelo menos 6 a 8 vezes ao dia, para estimular o consumo.

Por volta de 21 dias de idade (ocasião da desmama) cada leitão devera estar pesando entre 6,5 a 7,5 kg.

Na véspera da desmama diminua 50% a quantidade de ração Lactação que está sendo administrada diariamente a cada matriz.

No dia da desmama administre aproximadamente 2,5 kg de ração lactação ( 1 trato ), de manha, e promova a desmama no fim da tarde ( o ideal à noite ).

Continue administrando ração lactação para as fêmeas desmamadas, ate aparecimento do cio, e cobertura ( 3 montas) ao iniciar as montas volte a utilizar ração gestação. de forma restrita (1,8 a 2 KG/dia), ate 25 dias após a cobertura

sossuinos@uol.com.br


<--Voltar